Pular para o conteúdo

Evento na Câmara de Curitiba discute políticas públicas para tratamento de fibromialgia

Reunião acontece nesta terça-feira e é gratuito. Veja como se inscrever

Evento na Câmara de Curitiba discute políticas públicas para tratamento de fibromialgia
Publicado:

A Câmara Municipal de Curitiba terá reunião aberta nesta terça-feira (19) para discutir políticas públicas para tratamento de fibromialgia. O evento será às 19h, é gratuito e as inscrições podem ser feitas online.

O tema do encontro é “Fibromialgia: você não vê, mas a gente sente”. A iniciativa é das vereadoras Maria Letícia (PV) e Professora Josete (PT) com a rede de apoio “Fibromigas”.

Jana Santos, idealizadora do Fibromigas e comenta que para quem sofre com a fibromialgia a dor é invisível mas não é imaginária. “Infelizmente, muitas vezes somos incompreendidos por amigos, familiares, colegas de trabalho e até equipes médicas, o que aumenta o sofrimento para quem tem dores profundas”.

Debate

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil. Os dados foram compilados pela Agência Senado.

Pessoas que têm fibromialgia sofrem com dores generalizadas em músculos, tendões, articulações etc.

Saiba mais: Santa Casa lança Centro em terapia canabinoide e já há fila de espera para atendimento

Na reunião, além de compartilhar experiências, participantes também poderão sugerir políticas públicas para ajudar na melhora da qualidade de vida.

Curitiba já tem a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia, projeto proposto pela vereadora Maria Letícia e sancionado em 2018 pelo Executivo.

Outro Projeto de Lei tramita na Casa para dar atendimento prioritário em órgãos públicos e empresas privadas localizadas em Curitiba para quem tem fibromialgia. O projeto, de autoria da Professora Josete, ainda não foi votado, mas chegou a ser lido em plenário 2021.

Serviço

Data: 19 de setembro, terça-feira, às 19h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Curitiba
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 720 - Centro
Inscrições gratuitas: clique aqui.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags:

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros