Pular para o conteúdo

Em seis anos mais de 5,1 mil pacientes morreram em UPAs de Curitiba

Maioria das pacientes são mulheres com mais de oitenta anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde

Em seis anos mais de 5,1 mil pacientes morreram em UPAs de Curitiba
Publicado:

Entre 2017 e 2022 morreram 5.142 pacientes nas 9 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Curitiba, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados foram fornecidos ao mandato da vereadora Maria Letícia (PV) e o documento consta no site da Câmara.

No entanto, o número pode ser maior. Isso porque, conforme o documento, os dados de 2021 e 2022 ainda são parciais e preliminares.

A maioria das vítimas é mulher e tinha mais de 80 anos. Neste perfil foram registrados 1.021 óbitos entre 2017 e 2022. Na sequência de mais óbitos vêm vítimas masculinas de 70 a 79 anos, com 630.

Em números absolutos por sexo foram 2.641 mortes de homens e 2.500 de mulheres, além de uma vítima com sexo ignorado.

Crianças

O relatório da Secretaria Municipal de Saúde aponta ainda morte de 26 crianças menores de um ano, sendo 16 vítimas do sexo masculino e 10 do sexo feminino.

Saiba mais: Prefeitura vai apurar morte de paciente por “dor de garganta” em UPA de Curitiba

Também há registros de óbitos de crianças entre 1 e 4 anos (17), de 5 a 9 anos (1) e de pacientes de 10 a 14 anos (7).

Causas

Entre as principais causas de mortes de pacientes em Unidades de Pronto-Atendimento estão doenças do aparelho circulatório, que provocaram 1.491 óbitos.

Doenças endócrinos nutricionais e metabólicas vitimaram 321 mulheres e 244 homens no entre 2017 e 2022, segundo as informações enviadas à Câmara.

Também há registros de mortes por “algumas doenças infecciosas e parasitárias” (836) e doenças do aparelho respiratório (548).

O relatório não menciona mortes provocadas por complicações causadas pela Covid-19.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags:

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros