Na última semana a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE) divulgou balanço sobre as denúncias feitas junto ao Observatório de Violência Obstétrica, durante os últimos quatro anos. Ao todo foram 261 denúncias em 52 cidades do Paraná. Quase duas por mês.
O Observatório de Violência Obstétrica do Paraná, coordenado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), ainda computou 87 atuações judiciais individuais, incluindo ações indenizatórias por violência obstétrica, pedidos relacionados à interrupção da gestação e medidas de proteção de outros direitos sexuais e reprodutivos. Nesse mesmo período, entre outubro de 2022 e agosto de 2026, foram realizados um total de 679 atendimentos multiprofissionais.

O Observatório de Violência Obstétrica do Paraná foi criado em outubro de 2002. E as denúncias podem ser feitas aqui.
A denúncia fica acessível apenas para a equipe do Nudem, sendo garantido o total sigilo dos dados e das informações relatadas. O atendimento do Núcleo visa a fornecer orientação jurídica e suporte multidisciplinar. O atendimento para orientações jurídicas não significa que haverá, automaticamente, o ingresso com ação judicial. Para ingresso com ação judicial, será realizada a sua triagem socioeconômica e a análise da viabilidade da demanda.
