Skip to content

Fotografias de uma Curitiba em transformação

Em alusão ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, série especial reúne reportagens sobre a relação de Curitiba com a imagem

Fotografias de uma Curitiba em transformação
Canaleta do eixo Leste/Oeste - Avenida Presidente Affonso Camargo. Julho de 2000. Foto: Nani Gois/SMCS.

Apaixonado por arquitetura e urbanismo, Adriano Tortora, de 30 anos, resolveu criar uma página no Instagram para compartilhar imagens antigas da capital paranaense. Assim, em meados de 2018, surgiu a conta Curitiba do Passado, um projeto pessoal criado com o intuito de “reviver momentos e histórias” — entre elas, as próprias memórias sobre a cidade.

Radiologista e trabalhador de uma indústria de produtos químicos, Adriano recorre a acervos fotográficos para publicar registros de uma capital em constante transformação urbana, com destaque para as décadas de 1990 e 2000. O recorte temporal, frequente em sua curadoria, está relacionado às lembranças que guarda da Curitiba em que cresceu.

A cidade que aparece nessas fotografias atravessava um período de mudanças que ajudaria a moldar boa parte da paisagem reconhecida atualmente. A partir dos anos 1990, Curitiba ampliou parques, ganhou novos equipamentos urbanos e consolidou projetos associados ao transporte coletivo e ao planejamento da cidade. A década também deixou marcos incorporados ao imaginário da capital, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá.

Na virada para os anos 2000, as transformações continuaram acompanhadas pelo crescimento da cidade e de sua região metropolitana. Novas obras viárias, mudanças no sistema de transporte e intervenções em ruas e bairros modificaram uma paisagem que, para quem acompanhou esse período, ainda parece suficientemente próxima para despertar lembranças — e distante o bastante para já causar estranhamento quando reaparece em uma fotografia.

É justamente essa Curitiba que Adriano procura nos acervos. Nascido e criado no bairro Pinheirinho, teve contato ainda na infância com livros e revistas que traziam imagens antigas da cidade. Encantou-se de imediato e passou a colecionar exemplares. O interesse pelo urbanismo surgiu nessa época e, quase vinte anos depois, segue representado no feed do perfil por fotografias de ruas, praças, transportes públicos e pontos turísticos.

Os registros são datados e compartilhados com uma comunidade que reúne pouco mais de 47 mil seguidores. Parte dos comentários dos usuários revela uma ideia de Curitiba idealizada no passado, seja pelas memórias pessoais associadas às imagens, seja pela percepção de que a cidade teria piorado com o passar dos anos. Adriano, porém, evita esse tipo de comparação. Para ele, é difícil colocar lado a lado diferentes momentos de uma capital que passou por intensas transformações urbanas e populacionais nas últimas décadas.

Para o Plural, Adriano selecionou dez fotografias que mais o impressionaram entre as imagens encontradas nos acervos da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS). Confira.

Bairro Mercês - Praça 29 de Março e Estação Tubo. 30 de setembro de 1997. Imagem/Reprodução: Rogério Machado/SMCS.
Centro de Curitiba - Avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Rua XV de Novembro. 1978. Imagem/reprodução: SMCS/Arquivo da Prefeitura de Curitiba.
Calçadão da Rua XV. 1978. Imagem/reprodução: SMCS
Linhas expressam passam na Praça Generoso Marques, em frente do Mounif Tacla, primeiro Shopping Center de Curitiba. 1994. Imagem/reprodução: SMCS
Bairro Bacacheri. Centro comercial da Av. Erasto Gaertner. 1997. Imagem/reprodução: César Brustolin/SMCS
Rodovia BR 116, região do conhecido Trevo do Atuba, na saída para São Paulo. 26 de novembro de 1996. Imagem/reprodução: SMCS
Bairro do Sítio Cercado. Linhão do emprego, antes e depois das obras. 1995 e 1999. Imagem/reprodução:SMCS
Bairro Capão da Imbuia - Avenida Affonso Camargo, vista para a região central, nas proximidades dos Colégios Estaduais Maria A. Teixeira e Rep. do Uruguai. 25 de fevereiro de 1999. Imagem/reprodução: César Brustolin/SMCS
Linha expressa no Campo Comprido. 1999. Imagem/reprodução: SMCS

Este texto integra o projeto Periferias Plurais, uma parceria entre o Plural, o Gasam e a Itaipu Binacional

Eric Rodrigues

Eric Rodrigues

Repórter, fotojornalista e documentarista. Mestrando em comunicação na UFPR. Participante do 15º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão. Autor de "Comadre São".

All articles

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Eric Rodrigues e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120

More in Periferia Plural

See all

More from Eric Rodrigues

See all

From our partners