A aguardada inauguração do Cine Lido será nesta quarta-feira (26 de agosto), com o show de um dos maiores artistas brasileiros: Caetano Veloso. Na sequência, sobem ao palco da mais nova casa de espetáculos de Curitiba Marisa Monte, na quinta (dia 27); Sven Väth, na sexta (dia 28); e Fresno, no sábado (dia 29). Entretanto, quem ainda não confirmou a presença no local é até mais importante do que essas grandes estrelas da música: é o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB). Assim, o alvará de funcionamento (Alvará de Licença para Localização da prefeitura) do espaço não foi emitido, ele está em andamento conforme as informações do site Empresa Fácil Paraná e da REDESIM. O motivo é que duas exigências ainda não foram cumpridas. Estão pendentes os laudos do Corpo de Bombeiros e o pagamento do laudo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) está em confirmação.
A capacidade de público do Cine Lido (Rua Desembargador Ermelino de Leão, 160. Centro) é de 2,5 mil pessoas, em uma área de 3 mil metros quadrados com pé-direito de 18 metros e três andares (térreo com pista, 1º andar com lounges e camarotes adaptáveis e 2º andar com plateia). Em sua documentação, entre as atividades da empresa descritas (CNAEs) estão gestão de espaços para espetáculos; produção musical; música ao vivo; bares com entretenimento; e organização de eventos.
Esse cenário – características da casa, lotação prevista e operações – classifica o espaço como de alto risco segundo normas do Corpo de Bombeiros, então ele não se enquadra para pedido de licenciamento simplificado. São exigidas as vistorias e avaliações de itens específicos de segurança e combate a incêndio como materiais de acabamento, saídas de emergência, controle de público, número e medidas das portas, iluminação e sinalização de emergência, rotas de fuga, distâncias a percorrer, brigada de incêndio, escadas, indicação e controle de lotação máxima.
Na documentação obtida pelo jornal (por volta das 10h de 26 de agosto), aparecem especificamente as ressalvas “iniciar processo para obtenção do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros” e “aguardando” autorização de funcionamento da SMMA. A Licença Sanitária Simplificada também é indicada como “Aguardando”, mas o sistema informa que só pode ser solicitada depois da emissão do alvará.

A reportagem do Plural entrou em contato por ligação com a assessoria de imprensa do Cine Lido. A resposta foi que o alvará dos bombeiros existe. Entretanto, os responsáveis se negaram a mostrar qualquer documento que comprove a afirmação. O Corpo de Bombeiros do Paraná não respondeu às ligações nem mensagens enviadas pelo jornal. O espaço continua aberto para novos esclarecimentos.




Documentos da Prefeitura de Curitiba, do Empresa Fácil Paraná e da REDESIM.

