Pular para o conteúdo

Artistas sorteiam livros para quem doar alimentos na Bienal de Quadrinhos

Ação do coletivo “Quadrinistas Uni-vos” vai arrecadar alimentos para a Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba

Artistas sorteiam livros para quem doar alimentos na Bienal de Quadrinhos
Publicado:

Cultura, arte e solidariedade. A Bienal de Quadrinhos que acontece de 7 a 10 de setembro, em Curitiba, também terá ação social com doação de alimentos para a Casa de Passagem e Cultura Indígena. A ação é uma iniciativa do coletivo “Quadrinista Uni-vos”.

O coletivo foi criado em São Paulo e reúne quadrinistas de todo Brasil. Durante a Gibicon e a PocCon, grandes eventos da cultura geek, o coletivo lançou o “Quadrinistas contra a Fome”, que juntou 250 quilos de alimentos e repassou a entidades assistenciais.

Em Curitiba, a ação será replicada durante a Bienal de Quadrinhos e quem participar pode ganhar livros, que serão sorteados. “Até agora, 43 quadrinistas já doaram quadrinhos para sortearmos entre as pessoas que doarem os alimentos. Em São Paulo, foi uma iniciativa que deu certo e aqui também vai dar”, explica o quadrinista Matheus Vasconcelos, membro do coletivo.

Casa de Passagem Indígena

Em São Paulo a ação foi voltada para entidades que atendem o público LGBTQIA+. Em Curitiba a escolha da Casa de Passagem e Cultura Indígena como beneficiária ocorreu por conta da dificuldade que os povos originários enfrentam. “Houve todo um ataque durante a gestão Bolsonaro aos povos indígenas e aqui em Curitiba a Casa de Passagem chegou a ser fechada. No coletivo temos uma quadrinista que é bem próxima do pessoal da Casa e então decidimos fazer a doação para eles”.

Estande dos Quadrinistas Contra a Fome em São Paulo | Foto: Matheus Vasconcelos/Divulgação

Mesmo após a reabertura da Casa de Passagem e Cultura Indígena, os problemas continuaram. Há pouco mais de um ano, o Plural noticiou indícios de infestação de ratos. Recentemente, março deste ano, foi necessário fazer uma ação solidária para arrecadar itens de higiene para quem se abriga na Casa.

Leia também: Mitie Taketani quer mudar o mundo

De acordo com o coletivo Quadrinistas Uni-vos a ideia é que lideranças indígenas sejam ouvidas durante a Bienal. “Não só o coletivo está empenhado nisso, temos outros voluntários, então queremos fazer o convite formal mesmo para as lideranças visitarem o evento”, diz Vasconcelos.

Como doar

A entrada para a Bienal de Quadrinhos de Curitiba é gratuita. No entanto, quem quiser ajudar indígenas atendidos na Casa de Passagem pode levar alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha de trigo, farinha biju, sal, bolachas, café etc. e deixar no estante do coletivo, que ficará logo na entrada.

A cada doação a pessoa concorre a um livro de quadrinhos doado por artistas do coletivo. Os sorteios serão feitos durante o evento.

Serviço

Saiba mais sobre a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, aqui.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags:

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros