Endereço: Rua Estrada Das Olarias, 1081 – Santa Candida – Regional Boa Vista
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Escola municipal em atividade instalada no SANTA CANDIDA que atende 356 alunos da educação básica em 12 turmas. Destes, 11 são estudantes da educação especial. A sede da escola está instalada em prédio próprio.
As informações utilizadas neste texto são referentes aos dados apresentados pela escola ao Censo Escolar de 2021 e dos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados abaixo mostram um retrato da escola de acordo com os últimos indicadores de qualidade disponíveis divididos em oito seções:
- 1. Matrículas, turmas e professores
- 2. Indicadores educacionais
- 3. Estrutura física
- 4. Estrutura tecnológica
- 5. Acessibilidade
- 6. Recursos financeiros
- 7. Democacia e participação social
- 8. Recursos humanos e qualificação profissional
MATRÍCULAS E DOCENTES
Os dados abaixo, referentes ao Censo Escolar de 2021, mostram um panorama da escola, com número de matriculados por fase, número de docentes e de turmas.
Item | Alunos matriculados | Docentes | Turmas |
Educação Básica | 356 | 56 | 12 |
Educação Infantil | 0 | 0 | 0 |
Educação Infantil – Creche | 0 | 0 | 0 |
Educação Infantil – Pré-Escola | 0 | 0 | 0 |
Número de Matrículas no Ensino Fundamental | 356 | 43 | 12 |
Número de Matrículas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais | 356 | 0 | 12 |
Número de Matrículas no Ensino Fundamental – Anos Finais | 0 | 43 | 0 |
Educação Especial | 11 | 49 | 7 |
Educação Especial Inclusiva | 11 | 49 | 7 |
Educação Especial Exclusiva | 0 | 0 | 0 |
INDICADORES EDUCACIONAIS
O número médio de alunos por turma é um importante indicador das condições de trabalho do professor. Com menos alunos em sala, o docente tem mais condições de atendê-los em suas particularidades e dificuldades. No Ensino Fundamental, a média mundial é de 24,1 alunos por turma, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). No Brasil, as médias nacionais são:
Fase | Brasil | Sul | Paraná | Curitiba |
Educação Infantil | 15,6 | 14,2 | 15,1 | 16,6 |
Ensino Fundamental | 22,7 | 21,6 | 23,1 | 26 |
Ensino Fundamental – Anos Iniciais | 21 | 20,4 | 21 | 24,2 |
Ensino Fundamental – Anos Finais | 26,3 | 23,9 | 26,4 | 28,2 |
Ensino Médio | 29,5 | 26,4 | 29 | 33,4 |
(Indicadores educacionais – Inep – 2022)
Confira a evolução do indicador de número médio de alunos por turma, por escola de Curitiba, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2007 e 2022 por escola:
A média de horas-aula diária é um indicador que expressa o tempo médio de permanência do estudante na escola. A média nacional é de 5 horas por dia no Ensino Fundamental.
Fase | Brasil | Sul | Paraná | Curitiba |
Educação Infantil | 6,1 | 7,1 | 6,7 | 8,7 |
Ensino Fundamental | 5 | 4,6 | 4,8 | 5,1 |
Ensino Fundamental – Anos Iniciais | 4,8 | 4,5 | 4,7 | 5,2 |
Ensino Fundamental – Anos Finais | 5,2 | 4,6 | 4,9 | 4,9 |
Ensino Médio | 5,6 | 5 | 5 | 5,1 |
Os dados abaixo mostram a evolução do indicador por escola de Curitiba:
Estrutura física
Os dados abaixo, referentes ao Censo Escolar de 2021, apontam como é a estrutura básica da escola, com itens que vão desde a natureza da água consumida pelos alunos até itens de acessibilidade.
ITEM | Tem_ou_não? |
---|---|
AGUA FILTRADA | |
AGUA POTAVEL | sim |
AGUA REDE PUBLICA | sim |
AGUA POCO ARTESIANO | não |
AGUA CACIMBA | não |
AGUA FONTE RIO | não |
AGUA INEXISTENTE | não |
ENERGIA REDE PUBLICA | sim |
ENERGIA GERADOR | |
ENERGIA GERADOR FOSSIL | não |
ENERGIA OUTROS | {{ENERGIA_OUTROS}} |
ENERGIA RENOVAVEL | não |
ENERGIA INEXISTENTE | não |
ESGOTO REDE PUBLICA | sim |
ESGOTO FOSSA SEPTICA | não |
ESGOTO FOSSA COMUM | não |
ESGOTO FOSSA | não |
ESGOTO INEXISTENTE | não |
LIXO SERVICO COLETA | sim |
LIXO QUEIMA | não |
LIXO ENTERRA | não |
LIXO DESTINO FINAL PUBLICO | não |
LIXO DESCARTA OUTRA AREA | não |
TRATAMENTO LIXO SEPARACAO | sim |
TRATAMENTO LIXO REUTILIZA | não |
TRATAMENTO LIXO RECICLAGEM | sim |
TRATAMENTO LIXO INEXISTENTE | não |
ALMOXARIFADO | sim |
AREA VERDE | sim |
AUDITORIO | não |
BANHEIRO | sim |
BANHEIRO EDUCAÇÃO INFANTIL | sim |
BANHEIRO PNE | sim |
BANHEIRO FUNCIONARIOS | sim |
BANHEIRO CHUVEIRO | sim |
BERÇÁRIO | |
BIBLIOTECA | sim |
BIBLIOTECA SALA LEITURA | sim |
COZINHA | sim |
DESPENSA | sim |
PATIO COBERTO | sim |
PATIO DESCOBERTO | sim |
PARQUE INFANTIL | sim |
PISCINA | não |
QUADRA ESPORTES | sim |
QUADRA ESPORTES COBERTA | sim |
QUADRA ESPORTES DESCOBERTA | não |
REFEITORIO | não |
SALA ATELIE ARTES | não |
SALA MUSICA CORAL | não |
SALA ESTUDIO DANCA | não |
SALA MULTIUSO | não |
SALA DIRETORIA | sim |
SALA LEITURA | não |
SALA PROFESSOR | sim |
SALA REPOUSO ALUNO | não |
SECRETARIA | sim |
SALA ATENDIMENTO ESPECIAL | não |
TERREIRAO | não |
VIVEIRO | não |
LAVANDERIA |
Aqui temos um levantamento das obras de construção, reforma e ampliação de escolas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) de 2012 e 2023. Use a busca para verificar se sua escola recebeu alguma melhoria:
Estrutura tecnológica
As escolas da rede pública receberam um significativo investimento em equipamentos tecnológicos nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Em Curitiba, as escolas e CMEIs da rede municipal receberam um “farol do saber”, com tablets, computador e uma impressora 3D. Mas o uso diário de recursos tecnológicos nas escolas depende também de itens mais simples, como uma quantidade compatível de tablets para o número total de alunos e a disponibilização de conexão à internet de alta velocidade.
ITEM | Número |
COMPUTADORES ALUNOS | {{QT_COMP_ALUNO}} |
COMPUTADORES PORTATEIS ALUNOS | 70 |
EQUIP LOUSA DIGITAL | 0 |
EQUIP SOM | 2 |
EQUIP TV | 7 |
TABLET ALUNO | 0 |
TP REDE LOCAL | 1 |
Acessibilidade
O Censo Escolar avalia a acessibilidade da escola com base em diversos itens. Os dados abaixo apontam a situação na escola:
ITEM | Tem ou não? |
CORRIMAO | sim |
ELEVADOR | não |
PISOS TATEIS | não |
VAO LIVRE | sim |
RAMPAS | sim |
SINAL SONORO | não |
SINAL TATIL | não |
SINAL VISUAL | não |
INEXISTENTE | não |
DEPENDENCIAS PNE | |
SALAS UTILIZADAS ACESSIVEIS | 4 |
Recursos financeiros
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) garante assistência suplementar a escolas públicas e escolas privadas conveniadas ao sistema público de ensino. O cálculo dos repasses é feito a partir do número de alunos matriculados registrados no Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Nacional Anísio Teixeira (Inep).Para ser beneficiada, a escola precisa ter mais de 50 alunos matriculados no censo e uma Unidade Executora própria composta por membros da comunidade escolar (por exemplo: a associação de pais e professores). Escolas com menos de 50 alunos matriculados ou sem unidade executora própria podem receber os valores através da Secretaria Municipal de Educação.
Escolas especiais e escolas privadas conveniadas podem receber os recursos através da Entidade Mantenedora.Os recursos do PDDE têm o objetivo de garantir recursos para escola:
- • solucionar problemas diários de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulica, elétrica, sanitária etc.);
- • suprir a necessidade de material didático e pedagógico; e
- • possibilitar a realização de pequenos investimentos.
Confira os valores repassados por escola:
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
Democracia e participação social
A participação social e a natureza democrática da gestão escolar está na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira.
Confira quais elementos de participação social a escola mantém:
Item | Tem? |
A escola possui site ou blog ou página em redes sociais para comunicação institucional | não |
A escola compartilha espaços para atividades de integração escola-comunidade | não |
A escola usa espaços e equipamentos do entorno escolar para atividades regulares com os alunos | não |
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Associação de Pais | não |
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Associação de Pais e Mestres | sim |
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Conselho Escolar | sim |
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Grêmio Estudantil | não |
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Outros | não |
Órgãos colegiados em funcionamento na escola – Não há órgãos colegiados em funcionamento | não |
Projeto político pedagógico ou a proposta pedagógica da escola (conforme art. 12 da LDB) atualizado nos últimos 12 meses até a data de referência | 0 |
Recursos humanos e qualificação profissional
Número de profissionais por área da instituição
ITEM |
FUNCIONARIOS |
PROF ADMINISTRATIVOS |
PROF SERVICOS GERAIS |
PROF BIBLIOTECARIO |
PROF SAUDE |
PROF COORDENADOR |
PROF FONAUDIOLOGO |
PROF NUTRICIONISTA |
PROF PSICOLOGO |
PROF ALIMENTACAO |
PROF PEDAGOGIA |
PROF SECRETARIO |
PROF SEGURANCA |
PROF MONITORES |
PROF GESTAO |
PROF ASSIST SOCIAL |
Salário dos profissionais docentes (referência: outubro de 2022)
Um dos indicadores de qualidade do corpo docente se refere a formação dos professores. Desde 2007 professores da Educação Básica precisam ter formação superior. Os professores são elemento essencial no processo educativo e garantir que eles tenham formação adequada é um passo fundamental na busca da qualidade de ensino.
Nesse sentido, temos dois indicadores principais que avaliam os avanços nesse setor. O primeiro é o percentual de professores com formação superior. A meta é que 100% dos docentes tenham formação superior. Não é o caso de toda escola, como se pode ver nos dados por escola:
Abaixo temos o demonstrativo do percentual de docentes em cada um de cinco grupos:
- • Grupo 1 – Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
- • Grupo 2 – Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
- • Grupo 3 – Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona.
- • Grupo 4 – Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores.
- • Grupo 5 – Docentes sem formação superior.
O INEP também avalia o Esforço Docente, um indicador que avalia o número de alunos e de escolas que um único professor atende. Esse indicador aponta o percentual de docentes em cada grupo que vai do profissional que atende até 25 alunos em um turno e uma escola até o que atende mais de 400 alunos em três turnos e em duas ou três escolas.Ou seja, é uma do quão sobrecarregados os professores de uma escola estão. Para ler esses dados é preciso ter em mente que o trabalho docente não se limite ao exercido em sala de aula. Ele incluir as horas de preparação de aulas, de materiais e correção de provas e trabalhos, o relacionamento com a administração das escolas e com os pais dos alunos.Os níveis do indicador são descritos abaixo de acordo com as características usuais dos docentes pertencentes a cada um deles:
- • Nível 1 – Docente que, em geral, tem até 25 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
- • Nível 2 – Docente que, em geral, tem entre 25 e 150 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
- • Nível 3 – Docente que, em geral, tem entre 25 e 300 alunos e atua em um ou dois turnos em uma única escola e etapa.
- • Nível 4 – Docente que, em geral, tem entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.
- • Nível 5 – Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
- • Nível 5 – Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
- • Nível 6 – Docente que, em geral, tem mais de 400 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
O Índice de Regularidade Docente avalia o quanto os profissionais permanecem na escola. O índice atribui uma pontuação de 0 a 5 que índice, em média, quantos anos nos últimos cinco anos os professores de uma escola trabalharam nela. O indicador avalia que quanto maior a permanência de um profissional na escola, melhor para a comunidade escolar porque esse tempo permite a construção de um maior envolvimento com a instituição e seus membros.
Para ler o índice é preciso interpretar que quanto maior o número, maior o número de professores que mantiveram o vínculo por mais tempo com a escola nos últimos cinco anos.