Eleições 2022

Ano de decidir quais serão os novos deputados (estaduais e federais), senadores, governadores e presidente. Eleitor, fique atento às regras e datas definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Agência Brasil

Datas A eleição será no dia 2 de outubro. A votação será das 8h às 17h. Caso nenhum dos candidatos à Presidência e a governador receba maioria absoluta dos votos, o segundo turno ocorrerá dia 30 de outubro.

Voto obrigatório Para cidadãos brasileiros, de 18 a 69 anos. Votar só é facultativo para os maiores de 70 anos, analfabetos e jovens de 16 e 17 anos. 

Foto: Agência Brasil

Juventude Quem completa 16 anos até o dia 02 de outubro, data da eleição, pode requerer a emissão do título e ainda votar esse ano. É possível tirar a primeira via pela internet.

Foto: Agência Brasil

O Título de Eleitor Para eleitores que desejarem transferir seu título para participar das eleições ou emiti-lo, o prazo para esses serviços se encerra no dia 4 de maio. 

Foto: Agência Brasil

Regularidade O cidadão deve checar se o título está regular, se há necessidade de atualização e se existe algum débito pendente. Os serviços podem ser realizados no TRE e no portal TítuloNet. 

Foto: Agência Brasil

Propaganda eleitoral 16 de agosto: Será possível realizar comícios, distribuir materiais gráficos e usar a internet para divulgação de candidaturas 26 de agosto: As propagandas eleitorais na TV e rádio estão autorizadas

Fundo eleitoral Os partidos têm até 1.° de junho para renunciar ao fundo eleitoral. A quantia deve ser divulgada até 16 de junho pelo TSE. O valor aprovado de R$ 4,9 bilhões foi contestado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Foto: Agência Brasil

Crimes Boca de urna, compra de votos, campanha antecipada e abuso de poder são crimes eleitorais. E também as Fake News - Redes sociais, em parceria com o TSE, colocarão avisos em postagens sobre eleições. 

Foto: Agência Brasil

Segurança O TSE realiza testes com as urnas eletrônicas duas vezes em ano eleitoral, além de chamar especialistas para tentar quebrar o código - o que nunca foi feito. A urna não é conectada à rede.

Foto: Agência Brasil

Reportagem: Matheus Koga Roteiro: Larissa Santin

Mais informações sobre as eleições 2022? Veja aqui