Por que os motoristas da Uber cancelam tantas corridas?

Janete trabalhou como motorista de aplicativo durante dois anos. No começo, era bacana, dava pra tirar um dinheiro legal, mas depois começou a dificultar.

Com a pandemia, o movimento caiu bruscamente. Em seguida, Janete percebeu que as taxas repassadas aos motoristas eram problemáticas.

“Nós conversávamos com os passageiros, eles diziam quanto estavam pagando e pra gente vinha um valor muito inferior.” Janete, ex-motorista de aplicativo

Com a alta dos combustíveis, ficou inviável: ela decidiu voltar para a CLT como executiva de vendas.

O Plural conversou com outros quatro motoristas e ouviu as mesmas queixas.

Não à toa, a categoria estima que Curitiba perdeu cerca de 30% dos motoristas de aplicativo em 2021.

Combustível

óleo

pneu

limpeza

multas de trânsito,

impostos

seguro

Os gastos para manter um carro rodando são muitos.

“Eu já peguei corrida a R$ 5,72 pra rodar 11 km – 5 pra buscar o passageiro e 6 pra desembarcar. Se o meu carro faz 9 ou 10 km por litro, eu paguei pra trabalhar, né?”  Ivete, motorista de aplicativo

No dia a dia, os motoristas têm que fazer o cálculo em segundos para ver se compensa. Por isso, muitas vezes aceitam a corrida e cancelam em seguida, mesmo sendo penalizados por isso.

Não está fácil para ninguém - nem para os motoristas.