Pandemia e aplausos estiveram na ponta da língua dos vereadores em 2021 e 2022

Análise de discursos no plenário mostra os assuntos mais citados pelos vereadores da cidade nos últimos dois anos

Foto: Reprodução

Reportagem de Rosiane Correia de Freitas e roteiro de Cecília Zarpelon

Durante o ano legislativo, às segundas, terças e quartas os 38 vereadores de Curitiba participam das sessões ordinárias da Casa das 9h às 12h. Nessas sessões são votados os projetos analisados e feitos debates importantes que ocupam os representantes da população da capital.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O Plural analisou as atas de todas as sessões realizadas em 2021 e 2022 para descobrir os termos mais presentes nas falas dos parlamentares. Os termos pandemia, Covid e vacina/vacinação ocupam grande destaque, assim como saúde, citada 426 vezes em plenário.

Foto: Tami Taketani/Plural

Mas outro termo, que não tem nada de urgente, esteve na ponta da língua dos parlamentares: aplausos, presente em 314 falas de vereadores.

CMCFoto: Tami Taketani/Plural

Outros termos importantes na agenda pública curitibana também mereceram menos atenção: os servidores públicos foram citados apenas 160 vezes e o transporte coletivo apenas 157.

Foto: Tami Taketani/Plural

Mulheres No período analisado, a Casa aprovou um projeto que instituiu o Dia Mundial de Combate ao Feminicídio e houve a cessão do horário do Grande Expediente à Procuradoria da Mulher. Como resultado, os termos mulher e mulheres foram citados 216 vezes.

Foto: Tami Taketani/Plural

Pessoas negras Os termos negro/preto, racismo, afrodescendentes e outras palavras relacionadas à questão racial encontraram espaço em 174 momentos das sessões parlamentares. A abordagem do assunto foi liderada pelos vereadores negros Carol Dartora e Renato Freitas, ambos do PT.

Foto: Tami Taketani/Plural