Cervejas de inverno: 5 rótulos de curitiba para enfrentar o frio

As chamadas “winter warmers” não são um estilo, mas sim um conjunto deles com algumas características em comum: são mais alcoólicas (acima de 6% ou 7%) encorpadas e normalmente são escuras.

Podem ainda trazer condimentos e outras adições para estimular o paladar e até aquecer, no caso das pimentas. A temperatura de serviço varia conforma o estilo, mas em geral estamos falando de 7ºC a 13ºC. Ou seja, temperaturas de adega.

Que tal conhecer cinco ótimos rótulos de Curitiba para espantar de vez o frio? Veja as dicas de Luís Celso Jr., sommelier de cerveja e colunista do Plural

Bodebrown Double Perigosa 18% Millésime 2021 Base super alcoólica, corpo licoroso e foi envelhecida 24 meses na garrafa. Aromas e sabores complexos, maltados e frutados, lembrando tostado, caramelo, toffee, frutas secas, ameixas e uvas-passas, além de toque de cerejas e Jerez.

Baptizein Dubbel A cerveja tem 6,5%, cor marrom acastanhada, aromas e sabores de caramelo, tostado, ameixas secas e banana-passa. Tem moderado aquecimento alcoólico e corpo médio.

Bastards e Capungabeer Chope de Bolacha Essa Oatmeal Stout tem aveia, baunilha e cacau de 6,2%. Preta, tem leve aquecimento alcoólico, ótima espuma, e aromas de maltes torrados, baunilha, como chocolate amargo e cacau, corpo elevado e suave aquecimento alcoólico. 

Hops Camoz Imperial Stout Essa Russian Imperial Stout é escura e alcoólica e é um lançamento da 4 Hops. Saborosa e aquecedora, com 8,4% de teor alcoólico.

Ignorus Cervejaria e Bastards Brewery Pérola Negra Imperial Stout adicionada de cacau e cerejas. A combinação lembra um bolo floresta negra. A versão 2022 tem notas destacadas de cacau, chocolate ao leite e amargo, com a cereja suave em segundo plano. Tem 11,8% de álcool.

Leia a coluna completa de Luís Celso Jr. no site do Plural: