Cervejas de inverno: 5 opções aquecedoras de Curitiba

Cervejas de inverno da Founders
Cervejas de inverno não são um estilo, mas sim um conjunto deles, que tem algumas características em comum como alto teor alcoólico e corpo

O inverno começou há uns dias e o frio já anda intenso. Mas, só por isso você vai abandonar a cerveja? Claro que não. É temporada de cervejas de inverno, que não precisam ser servidas tão geladas e até trazem aquecimento para o nosso corpo.

As chamadas “winter warmers” não são um estilo, mas sim um conjunto deles, que tem algumas características em comum: são mais alcoólicas, normalmente acima de 6% ou 7% ABV, o que gera aquecimento alcoólico no nosso organismo quando bebemos; em geral, são encorpadas, o que traz uma certa sensação de conforto; normalmente são escuras; e podem trazer condimentos e outras adições para estimular o paladar e até aquecer, no caso das pimentas.

A temperatura de serviço varia conforma o estilo, mas em geral estamos falando de 7ºC a 13ºC. Ou seja, temperaturas de adega.

Que tal conhecer cinco ótimos rótulos de Curitiba para espantar de vez o frio?

1 – Bodebrown Double Perigosa 18% Miléssime 2021

Essa Strong Beer é feita a partir da Double IPA chamada Perigosa e faturou medalha de ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja 2022, o maior do país, realizado anualmente em Blumenau (SC). Feita pela Bodebrown, situada no bairro Hauer, tem uma base super alcoólica e foi envelhecida 24 meses na garrafa, gerando aromas e sabores ainda mais complexos.

Tem aromas e sabores, maltados e frutados, lembrando tostado, caramelo, toffee, frutas secas, como ameixas e uvas-passas, além de um toque de cerejas e Jerez, do envelhecimento, com corpo alto e licoroso e sensação super aquecedora.

2 – Baptizen Dubbel

Sediada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, a Baptizen é uma pequena cervejaria da região que faturou medalha de bronze também no Concurso Brasileiro da Cerveja 2022 com a Belgian Dubbel da casa. A cerveja tem 6,5%, cor marrom acastanhada, aromas e sabores de caramelo, tostado, ameixas secas e banana-passa. Tem moderado aquecimento alcoólico e corpo médio.

3 – Bastards e Capungabeer Chope de Bolacha

Com fábrica nova no bairro Bom Retiro, e bar da fábrica, a Bastards está super ativa em suas produções. A dica é experimentar a Chope de Bolacha, cerveja produzida em colaboração com a Capungabeer, de Pernambuco. Trata-se de uma Oatmeal Stout com aveia, baunilha e cacau de 6,2%. Preta, tem leve aquecimento alcoólico, ótima espuma, e aromas de maltes torrados, baunilha, como chocolate amargo e cacau, corpo elevado e suave aquecimento alcoólico. Parece uma bolacha Óreo.

4 – 4 Hops Camoz Imperial Stout

Russian Imperial Stout é um dos estilos de cerveja mais alcoólicos. Ele teria sido criado pelos britânicos no século 19 para exportação para os países do Mar Báltico. É escuro e alcoólico (pode chegar a 12%), não porque precisa durar na viagem, como contam algumas histórias. Mas sim para agradar o paladar dos povos da região, entre eles os Russos, acostumados as grandes doses de álcool da vodka. Um perfeito encaixe com o conceito de cervejas de inverno. Além da referência Dum Petróleum, há também outras opções bacanas. Novo lançamento da 4 Hops, a Camoz Imperial Stout é saborosa e aquecedora, com 8,4%.

5 – Ignorus Cervejaria e Bastards Brewery Pérola Negra

A Pérola Negra é uma cerveja sazonal, lançada anualmente no inverno em lote único, feita pela Ignorus Cervejaria em parceria com a Bastards Brewery. Trata-se de uma Imperial Stout adicionada de cacau e cerejas. A combinação lembra um bolo floresta negra. A versão 2022 tem notas destacadas de cacau, chocolate ao leite e amargo, com a cereja suave em segundo plano. Tem 11,8% de álcool, o que é mais do que suficiente para aquecer o corpo e posicioná-la como uma das cervejas de inverno.

Me siga no Instagram ou mande e-mail com sua sugestão de post.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima