12 mitos e verdades sobre o azeite de oliva

Fotos e vídeos: Pexels

Quanto mais novo o azeite, melhor Verdade. Diferente do vinho, o azeite não ganha complexidade com o tempo, mas ao contrário se deteriora.

Azeite tem que ser consumido rapidamente Verdade. Em garrafa fechada, não deve ser guardado por mais de um ano. Depois de aberto a garrafa, é recomendado consumi-lo em até 30 dias.

Extravirgem é o melhor azeite Verdade. Uma vez extraído, todo azeite é chamado de azeite de oliva virgem, mas caso não possua nenhum defeito sensorial, ele é classificado como extravirgem.

Quanto menor a acidez, melhor é o azeite Mito. Para o consumidor final é impossível perceber sensorialmente a diferença entre uma acidez de 0,1% ou 0,8%.

Azeite europeu é melhor Mito. O azeite europeu é melhor para os europeus, pois chegará mais fresco à mesa. O melhor azeite para os brasileiros é o nacional.

Quando aquecido, o azeite perde as qualidades nutricionais Mito. O azeite perde algumas características sensoriais, mas não há mudança química significativa abaixo dos 200º C.

Azeite é benéfico para a saúde Verdade. São muitos os benefícios para nossa saúde graças à concentração de biofenóis com efeitos antioxidante e anti-inflamatórios.

Melhor comprar azeite em garrafas escuras e de vidro Verdade. Pode ser embalagem de vidro ou lata, o importante é que o azeite fique protegido de ar, luz e calor.

O clima brasileiro não é propício para as oliveiras Mito. O Brasil tem dimensões continentais e existem regiões onde as oliveiras se desenvolvem muito bem.

Azeite prensado a frio é o melhor Verdade. Para ser classificado como azeite extravirgem, a prensagem a frio é uma exigência da lei.

Azeite é verde porque é feito com azeitonas verdes Mito. Azeite geralmente é feito com uma mistura de azeitonas verdes ou maduras.

A cor indica a qualidade do azeite Mito. A cor indica maior concentração de clorofila ou de caroteno, substancias presentes na pele da azeitona.

Reportagem e roteiro: Andrea Torrente

Já conhece o Guia do Azeite do Plural? Veja aqui