fbpx
Notícias de Cultura em Curitiba

Rap curitibano é premiado em festival de cinema nacional

Grupo J.A.C. com o prêmio de Melhor Concepção de Som, do curta Ainda ontem / Foto: Divulgação
Escrito por Ana Justi
Compartilhe

O curta-metragem curitibano Ainda Ontem levou prêmio de Melhor Concepção de Som, durante o Festival Cine Jardim, em Pernambuco. O filme foi escrito e dirigido por Jessica Candal, e traz um olhar para a juventude periférica e para o potencial transformador da arte. Ao longo de seus 20 minutos, o curta incorpora músicas do Grupo J.A.C. em sua trilha sonora e na narrativa que apresenta.

“A música tem esse papel de lugar do sonho, da realização pessoal e coletiva”, relata a diretora Jessica Candal sobre o curta que gira em torno do hip-hop. A escolha pelo estilo veio do encontro com os atores, que aconteceu por meio de oficinas realizadas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “Todos eles tinham uma relação muito forte com o hip-hop”, relata a diretora. Para ela, o curta retrata justamente o potencial que a música, e a arte, têm de mudar realidades. “É importante alterar a materialidade das coisas, mas há também a necessidade de transformar os olhares que temos sobre as coisas”, salienta.

Com 18 anos de existência, o J.A.C. foi criado em 2001, da união de diversos rappers das vilas do CIC. Não foi a primeira experiência cinematográfica do grupo, que também participou da trilha sonora da série Nóis por Nóis, da TV Brasil. Em Ainda Ontem, a música CIC, gravada em 2002, integrada a história dos personagens: “O curta gira em torno da nossa música, ela chega a ser um personagem, faz parte do roteiro”, comenta Betinho, compositor e cantor do J.A.C.. Assim como narra o filme, a música é – de fato – conhecida por muitos moradores do bairro. “Ela se tornou um hino, a gente brinca que não é nossa, virou patrimônio do bairro”, ressalta o músico.

 

Sobre o autor

Ana Justi

Ana Justi é jornalista, graduada na Universidade Positivo (UP), e tem formação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Deixe seu comentário