A vereadora de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Jane Carteira (Solidariedade) foi denunciada ao Ministério Público do Paraná (MPPR) e vai responder a um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (PC) por racismo. Ela insinuou que a vereadora Miss Preta (PT), única parlamentar negra da Casa, não teve votos suficientes para ocupar o cargo e teria usado cotas para ocupar a vaga.
“Eu entrei aqui por votos, não por cota”, disse Jane durante sessão de terça-feira (17). A fala ocorreu em um debate com a vereadora Miss Preta, que também acionou o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Fala racista durante a sessão de Pinhais | reprodução Youtube
A insinuação é uma tentativa de desqualificar os votos de Miss Preta, que foi eleita com 1608 votos, a mais votada da história da Câmara até agora.
A declaração dada por Carteira é desinformação. Não há, na Lei Eleitoral, nenhuma previsão de cotas para grupos minorizados nas eleições.