Pular para o conteúdo

Oposição tenta barrar privatização de hospitais no Paraná

Projeto foi aprovado em primeira discussão, mas com as emendas apresentadas em plenário teve de retornar para Comissão de Constituição e Justiça

Oposição tenta barrar privatização de hospitais no Paraná
Publicado:

O projeto do governador Ratinho Jr. (PSD), que pretende criar uma “concessão onerosa” de uso de imóveis de hospitais de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava foi aprovado pelos deputados estaduais. Na prática, o governador quer privatizar as unidades, proposta que foi aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa, mas enfrenta resistência da oposição.

Por 33 votos favoráveis e nove contrários o texto foi aprovado. A matéria autoriza o Poder Executivo a conceder o direito real de uso dos imóveis citados a título oneroso. A concessão vai ser direcionada por meio de processos licitatórios e deve durar 20 anos, podendo ser prorrogada por mais 20.

Além do projeto de privatização, a oposição também tentou barrar a proposta que privatiza os hospitais universitários.

Para tentar impedir a privatização, a bancada de oposição apresentou emendas para barrar o avanço da discussão. O argumento é de que a proposta é inconstitucional.

“Nós derrotamos o governo na Comissão de Saúde, que deu parecer contrário nos projetos que terceirizam os hospitais regionais e HUs, e vamos encaminhar contrário também no mérito. Vamos lutar até o último minuto para não deixar o governador privatizar até a saúde pública do povo. Mais uma vez, veio em regime de urgência, não teve tempo de debate, nem sequer consultaram as universidades e a sociedade”, destacou o deputado Arilson Chiorato (PT).

As emendas apresentadas pela oposição pedem a retirada da autorização dos hospitais para prestarem serviços de saúde privados; além disso prevê que os serviços prestados nos hospitais devem estar integrados ao SUS; também propõem a criação de um Conselho Gestor e determina que o Conselho Estadual deve acompanhar os indicadores estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Além disso, a oposição também quer a criação de uma Comissão de Humanização do Atendimento e quer que os trabalhadores que atuam em hospitais que passarão pela privatização tenham a opção de escolher permanecer no local ou migrar para outra unidade da Sesa, bem como manter seus direitos trabalhistas.

As emendas foram debatidas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o deputado Tadeu Veneri (PT) pediu vistas, o que adiou a votação para a próxima semana.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120

Mais em poder

Ver todos

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros