O vereador Pier Petruzziello, líder de Rafael Greca (DEM) na Câmara de Curitiba, vai deixar o PTB em direção a um partido mais moderado. O parlamentar, que lidera a bancada de situação desde 2017, diz buscar um espaço com menos radicalismo e mais diálogo interno. O PTB nacional é presidido por Roberto Jeffersson, ex-parlamentar condenado por corrupção, que tem apoiado Jair Bolsonaro em suas pautas mais extremas, como os constantes ataques ao Supremo Tribunal Federal e ao sistema eleitoral brasileiro.
"O PTB é um partido que não representa atualmente o que penso; um país livre, com uma democracia forte e mais tolerante com o próximo", diz Petruzziello.
Para deixar a legenda sem perder o mandato, o vereador precisa, entretanto, de uma decisão favorável da Justiça Eleitoral.
Em breve saio do PTB. Busco um caminho de paz, sem ódio, harmonia e equilíbrio. Uma legenda que possa ajudar a construção de um Brasil sem divisão!
— Pier Petruzziello (@pier_p) July 18, 2021
Petruziello ainda não anunciou para qual partido vai, mas fontes próximas ao vereador dizem que ele tem conversado com emissários do DEM, PP, Podemos, Republicados e PSD.
Recentemente, outra paranaense teve problemas com a ala radical do PTB. Luisa Canziani, deputada federal, foi levada ao Conselho de Ética do Partido após acusações de gravar uma reunião ministerial.