Pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião para o governo do Paraná mostra o senador Sergio Moro (União Brasil) na liderança na disputa. Os dados foram coletados entre 7 e 10 de dezembro, com margem de erro de 2,5%.
O ex-juiz da Lava Jato lidera em todos os cenários quando o nome do atual governador Ratinho Jr. (PSD) não é mencionado ou é excluído. Ratinho está no segundo mandato e não pode concorrer. Ainda assim, na pesquisa espontânea, Ratinho aparece com 12% das intenções de voto. Moro, por sua vez, figura com 3%.
Apesar da liderança, a pesquisa espontânea tem Requião Filho (PDT) com 2%, e Rafael Greca (PSD) e Alexandre Curi (PSD) com 1%. Cerca de 65% dos que responderam à pesquisa ainda não sabem em quem votar.
Este cenário demonstra que Ratinho Jr., embora tenha credibilidade junto ao eleitorado, enfrenta dificuldades para escolher o sucessor. “A base do governador Ratinho Junior enfrenta dificuldades em encontrar um candidato competitivo para sucedê-lo. Alexandre Curi e Rafael Greca são os nomes que aparecem melhor nas consultas, mas a transferência de votos em virtude do apoio de Ratinho vai depender de quem será o candidato”, afirma o sociólogo Arilton Freres, diretor do Opinião.
Estimulada
Nos cenários estimulados, Moro aparece na liderança com percentuais que variam entre 27% e 39%, a depender da composição da disputa.
No cenário 1, os percentuais de intenção de voto são: Moro (27%), Requião Filho (17%), Alexandre Curi (11%), Paulo Martins - NOVO (4%), Ênio Verri – PT (2%), Guto Silva – PSD (2%), Luiz França (1%).
No cenário 2, os percentuais de intenção de voto são: Moro (34%), Requião Filho (25%), Alexandre Curi (16%).
No cenário 3, as pessoas responderam às intenções de voto da seguinte maneira: 36% votariam em Sergio Moro; 24% votariam em Requião Filho e 16% votariam em Rafael Greca.
No cenário 4, as intenções de voto são: Moro (38%), Requião Filho (29%), Guto Silva (5%).
O cenário 5, que leva em conta o nome do vice-governador, tem o seguinte resultado: Moro (39%), Requião Filho (29%), Darci Piana – PSD (4%).
Apesar de liderar as pesquisas, Sérgio Moro também concentra índices elevados de rejeição. Segundo o levantamento, 24% dos eleitores afirmam que jamais votariam no senador. Requião Filho aparece com rejeição de 28%.
Freres ressalta que, além desse fator, Moro enfrenta entraves internos para viabilizar sua candidatura. “O Moro aparece sempre na frente das pesquisas, mas tem uma rejeição alta e ainda enfrenta oposição dentro do União Brasil. Lideranças do partido já anunciaram que não vão lançá-lo ao governo, e o PP, que faz parte da federação, também já disse que não vai apoiá-lo”, explica.
Fator Ratinho Jr.
A influência das lideranças políticas também foi medida pela pesquisa. O apoio do governador Ratinho Jr. a um candidato ao governo faria 35% dos eleitores votarem nesse nome, enquanto 48% afirmam que a decisão dependeria do candidato escolhido. Outros 15% dizem que não votariam de forma alguma.

Já o apoio do presidente Lula (PT) teria impacto positivo para apenas 17% do eleitorado, enquanto 53% afirmam que não votariam em um candidato apoiado por ele. O apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro influenciaria diretamente 27% dos eleitores, mas é rejeitado por 46%.
A boa avaliação da gestão estadual ajuda a explicar o protagonismo de Ratinho Junior no cenário político paranaense. A administração é considerada ótima ou boa por 76% dos entrevistados, e a taxa de aprovação do governador chega a 83%. Para Arilton Freres, esse desempenho é um ativo relevante na disputa de 2026. “Ratinho Junior tem uma avaliação muito positiva no Estado, o que o coloca como uma figura central no processo sucessório, embora isso não signifique uma transferência automática de votos”, analisa.