Pular para o conteúdo

O teatro nunca mais foi o mesmo depois de Goethe e Schiller

Conheça o movimento Sturm und Drang, que levou a Alemanha ao romantismo com Goethe e Schiller

O teatro nunca mais foi o mesmo depois de Goethe e Schiller
Publicado:

Não é à toa que chamam a virada do século dezoito para o dezenove de "Era das Revoluções". A mudança impressionante que a burguesia causou na economia europeia teve impacto em tudo: na economia, na política e também na cultura.

A Alemanha viveu esse momento intensamente, e uma das manifestações mais evidentes do fim da fase aristocrática ocorreu no teatro. As peças cheias de decoro e adornos foram substituídas por um movimento de jovens poetas chamado "Sturm und Drang", ou "Tempestade e Ímpeto".

Goethe, Schiller e outros escreveram dramas que representaram o culto ao indivíduo e as ideias do seu tempo. Peças como "Fausto" e "Os bandoleiros" mudaram para sempre a cultura alemã e entraram no repertório do teatro mundial.

Acompanhe o vídeo feito pelo jornal Plural como parte das celebrações dos 50 anos do Goethe-Institut em Curitiba.

https://youtu.be/PhhlCD-sD3Y
Tags:

Mais de rogerio_gg

Ver todos

De nossos parceiros