Voluntários levam alegria em vídeos gratuitos e inspiradores

Sem poder visitar hospitais, grupo de palhaços se reinventa durante a pandemia

O trabalho sempre foi inspirador, e transformador. Visitar e alegrar pessoas em hospitais, asilos e casas-lares de Curitiba. Com a pandemia do coronavírus, porém, eles precisaram encontrar novas formas de fazer sorrir. E foi pela internet que continuaram com o projeto de semear amor, que nesta etapa abre inscrições para vídeos engraçados e especiais, ilustrados com a arte dos palhaços.

O Plantãonildo recebe as solicitações pelo site do grupo Semeando Amor, e os 25 voluntários se responsabilizam pela gravação dos vídeos, com cerca de dois minutos cada. Eles podem ser de felicitações por aniversários ou datas especiais, mensagens de carinho e saudade, amizade ou amor. Também podem ser vídeos de incentivo e até de volta às aulas.

A primeira etapa de pedidos se encerra nesta quinta-feira (11) e outra se abre entre 17 e 19 de fevereiro, tudo on-line. “Após o pedido respondemos em 10 dias com uma mensagem, com fundo musical, para levar alegria, conforto e espalhar um pouco do nosso amor através destes vídeos pelo whatsapp”, explica a fundadora do grupo, Letícia Witzki Morona, a palhaça Pipoca.

Vídeos são transmitidos via whatsapp. Foto: Semeando Amor

Cada vídeo é diferente e para isso o solicitante deve informar algumas particularidades do destinatário, como gostos, idade e tema da mensagem. “Queremos cativar, então estes detalhes criam uma maior aproximação e identificação e permitem um vídeo personalizado e exclusivo para cada pessoa.”

Emilie Moratelli solicitou um vídeo pelo Plantãonildo para sua avó, que teve um problema cardíaco e precisou de cuidados. “Foi necessário a minha ida e do meu esposo até sua casa, por vários dias, e isso a deixava preocupada, pois não queria ‘atrapalhar a vida do casal’. E o dr Pipoco conseguiu sintetizar tudo isso num vídeo, lindo, engraçado e único, que fez e faz minha avó rir todas as vezes que assiste. É maravilhoso vê-la sorrir e se divertir”, percebe a neta.

O trabalho não está restrito apenas para quem está em hospitais ou abrigos. “Pode ser para mãe que não vê há muito tempo, para um amigo, para alguém que está de aniversário, pode ser para qualquer situação”, reforça Letícia. “Teve professora que pediu um vídeo de boas-vindas para os alunos, lembrando dos cuidados de prevenção contra o coronavírus”, conta.

Semeando Amor

O grupo curitibano nasceu em 2013, com o intuito de levar alegria para os que passam por momentos de dor. De lá pra cá, foram muitas instituições e pacientes felizes. Atualmente, a parceria é com os Hospitais Cajuru, Marcelino Champagnat e São José, que ainda não liberaram as visitas presenciais por conta da pandemia. A quarentena também dificultou os trabalhos de arrecadação de fundos para a Organização Não Governamental (ONG), que atuava com palestras e atividades em escolas e empresas. Desta forma, o grupo conta, mais do que nunca, com as contribuições por meio do financiamento coletivo, com doações a partir de R$ 5, que podem ser feitas aqui. Para solicitar seu vídeo, acesse o Plantãonildo.

Voluntários da ONG. Foto: Semeando Amor

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima