UTFPR decide dar título de Doutor Honoris Causa a Lula

Primeiro dado por uma universidade no Paraná, esse será o 37º título de Honoris Causa concedido a Lula

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovou nesta sexta-feira (15) a entrega do título de Doutor Honoris Causa para o presidente Lula. O Conselho Universitário da UTFPR decidiu que a homenagem é justa pelo papel que Lula teve no crescimento da instituição, especialmente pela decisão de transformar o antigo Cefet em universidade. Ainda não há data prevista para a cerimônia de entrega do título.

Por uma coincidência, a concessão da honraria máxima a Lula foi decidida pelo Conselho Universitário no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) veio a Curitiba para receber também uma homenagem, o título de cidadania honorária do Paraná concedido pela Assembleia Legislativa do estado.

Esse será o 37º título de Doutor Honoris Causa concedido a Lula. Até o momento, foram dezesseis homenagens do gênero no Brasil e 20 no exterior. A UTFPR, no entanto, será a primeira a homenagear o atual presidente no Paraná.

Antes de Lula, a universidade só concedeu a honraria, destinada a membros da comunidade externa que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos, a duas outras pessoas. O título também foi dado pelo Conselho Universitário ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, em 2015, e ao ex-deputado federal Alex Canziani, em 2020.

A aprovação do título foi relatada pelo professor Lino Trevisan, do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH). “Levamos em consideração que o presidente Lula foi responsável por efetivar um grande sonho da comunidade acadêmica ao sancionar a Lei que nos transformou na primeira universidade tecnológica federal do país”, disse ele.

De acordo com o reitor da UTFPR, o professor Marcos Schiefler Filho, a Reforma Universitária que ocorreu durante o segundo mandato de Lula foi responsável por mais de R$ 250 milhões de investimentos na universidade. “Nossa instituição cresceu 50% nesse período, com a contratação de mais de mil novos docentes. Isso considerando só as contribuições do presidente para a UTFPR, pois ainda temos as contribuições para demais universidades e para a educação em geral.”

Sobre o/a autor/a

17 comentários em “UTFPR decide dar título de Doutor Honoris Causa a Lula”

  1. Sou professor aposentado da própria UTFPR.
    Portanto afirmo, com conhecimento pleno de causa, que LULA realmente investiu muito na UTFPR. Não só nela, mas em outras instituições federais de ensino superior e médio (Institutos Federais que são modelos de ensino médio de excelência). O CEFET-PR transformou-se na UTFPR, primeira universidade tecnológica do Brasil e a instituição que mais forma engenheiros no país.
    Infelizmente há muitos comentários ignorantes -com viés político – típicos de quem nunca entrou em uma universidade e nem sabe o que é uma universidade. Entendeu isso, ASINUS LUCIANUS ? Se não entendeu posso desenhar, em AutoCad 3D, para você.
    Cuidado para não cair da tua Terra Plana e se perder no espaço.

  2. Carlos I. N. Barradas

    Quanta ignorância. Criticam sem saber o que seja Doutor Honoris Causa. Lula não cursou a Academia, mas se fez sábio na escola da Vida. Voces não tem ideia o quanto ele estudou lendo centenas de bons livros e assistindo palestras de professores de grande saber. Eu sou PhD pela Universidade de Londres e Prof. Titular da UFRGS, aposentado e gostaria de ter um pouquinho da sabedoria política do Lula. Hoje ele é o principal líder político do Sulglobal e está recuperando nosso país do charco em que foi jogado pelo último governo, cujo Presidente, me nego de nominar.

  3. João Roberto Prestes

    Juntando todos os catedráticos brasileiros, muitíssimo pouco se compara com a eminente intelectualidade do Presidente LULA e muito menos poderão ser tratados como Eminência Excelentíssimo, Vossa Senhoria, Digníssimo, DOUTOR HONORIS CAUSA, e muitos Issimos mais e além de tudo com a vontade e soberania necessária no para ajudar as Universidades, indispensáveis para o desenvolvimento de nosso amado BRASIL, como a UTFPR, Merecidissimo o Título, sem a absoluta afinidade político partidária

  4. Título merecido, a quem de fato contribuiu para o crescimento da UTFPR, a exemplo do ex-deputado Alex Canziani. Como egresso do antigo CEFET/PR fico muito feliz, especialmente num momento em que semeadores de ódio e de fake news ganham títulos em nosso Estado e na nossa cidade

  5. Jose de sales neto

    Uma coisa e sabedoria , inteligencia e cultura, esta ulyima adquida na wscola da viva. Outra, bem fiversa, e ter um diploma, as vezes conseguido da forma nais superficial posdivel. Assim a cultura do Lula, provavelmente, e bem msior do que a do bolsonarista Coutinho, que perdeuuma otima oporyunidade de ficar calado. Lamrnto politizar, mas a provocacao, e inyoleravel.

  6. Ele merece, pois é um grande aluno da escola da vida aplicando a aprendizagem que consegue às boas causas para o crescimento do Brasil.
    Parabéns, Presidente LULA.

  7. É um absurdo uma instituição de ensino dar um título a alguém com o histórico desse imprestável, principal responsável pelo lixo que se tornou o ensino no país. Torrou bilhões para obter resultados cada vez piores na qualidade de ensino no Brasil, que tem lugar garantido nas piores posições dos rankings internacionais. Uma vergonha!

    1. ‘Poizé’, Curtinho, 36 outras Universidades fizeram a mesma coisa: deram o título de Doutor a um cara sem Ensino Superior. O Próprio, Luiz Inácio Lula da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima