UFPR recebe verba bloqueada e ano letivo está assegurado

Ainda estão contingenciadas as verbas de obras e investimentos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltou a contar com 100% dos recursos de custeio que estavam previstos no orçamento para 2019. Depois de cinco meses de contingenciamento, o MEC desbloqueou na integralidade as verbas que ainda estavam faltando. Com isso, acaba de vez o risco de o ano letivo não terminar.

Agora, segundo o Plural apurou, continuam contingenciadas as chamadas verbas de capital, que incluem dinheiro para obras e investimentos. Esses recursos somam cerca de R$ 4 milhões. As verbas de custeio que estavam bloqueadas representavam R$ 48 milhões do orçamento.

O contingenciamento, anunciado em maio pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, teoricamente se devia à falta de recursos, mas o ministro também chegou a dizer que segurava as verbas porque as universidades federais eram centros de balbúrdia.

A UFPR chegou a informar que, sem os recursos para pagar água, luz, telefone e serviços terceirizados, teria de fechar as portas antes do encerramento do ano letivo. Em todo o país, manifestações pressionaram o governo de Jair Bolsonaro (PSL) a liberar os recursos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima