UFPR muda sistema para convocação de candidatos em lista de espera 

Além disso, houve ampliação de vagas para o PSS Enem

No próximo dia 17 de janeiro a Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga os aprovados no vestibular 2024 e para esse ano candidatos que ficarem em lista de espera devem ficar atentos ao envio de documentos porque houve mudanças no sistema. 

Na manhã desta quarta-feira (10) houve coletiva de imprensa com o reitor da universidade,  professor Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz; do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Júlio Gomes; e do coordenador geral do Núcleo de Concursos, professor José Carlos Eidam para explicar o novo formato.

Documentação 

Estudantes que ficarem classificados, ou seja, não zeraram a prova, devem enviar os documentos para o registro acadêmico e só aí serão incluídos nas chamadas complementares. Antes isso era feito apenas quando a pessoa era convocada. 

O prazo para envio da documentação dos que estão classificados e não foram aprovados em primeira chamada encerra ainda em janeiro. De acordo com a UFPR a própria instituição publicará a lista dos convocados para apresentação de documentos. Isso não garante o ingresso do candidato, mas agiliza o processo caso surjam vagas. 

A ideia é dar mais celeridade no ingresso em chamadas complementares para que os estudantes não percam conteúdo de aulas, como acontecia. Os candidatos classificados terão prazo de 25 a 29 de janeiro para enviar os documentos exigidos, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR, todavia se isso não for feito o estudante é eliminado automaticamente da lista. 

A previsão é de que a primeira chamada complementar ocorra em 7 de março e as subsequentes conforme a existência de vagas.

Leia também: Curitiba, berço das Diretas Já!

De acordo com o reitor, a mudança no sistema de lista de espera deverá tornar o processo mais ágil. “Isso faz parte de um conjunto de medidas que a UFPR vem adotando desde 2017 para preencher o maior número possível de vagas nos processos de ingresso”, disse. 

Enem

No ano passado a UFPR realizou o PSS Enem, ou seja, ingresso na universidade sem vestibular utilizando a nota do Exame Nacional. Foram ofertadas 572 vagas e destas mais de 42% foram preenchidas.

Para este ano estão disponíveis 916 vagas para este modelo de ingresso. Em Curitiba estão disponíveis 314. O Núcleo de Concursos irá publicar o edital com o passo a passo para concorrer em 18 de janeiro e as inscrições encerram em 24 de janeiro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima