Sindicato pede a professores um dia sem plataformas digitais

Educadores da rede pública de ensino do Paraná são convidados a não usarem nenhuma plataforma digital no dia 25 de abril

A APP-Sindicato, que representa os profissionais da rede pública estadual de educação no Paraná, está pedindo que os professores façam um dia de aulas sem usar qualquer plataforma digital. A ideia é fazer isso no dia 25 de abril, como forma de protesto pela imposição das plataformas pelo governo do Paraná.

Vanda Bandeira Santana, secretária educacional da App-Sindicato relata que além de propor a não utilização dos programas digitais, a APP-Sindicato gostaria que o tema fosse debatido nas escolas entre alunos e professores. “Nesse dia estamos incentivando o desuso das plataformas digitais e a realização de debate sobre o impacto dessas plataformas e o que elas representam no trabalho docente e no processo de aprendizagem”, diz ela.

Incorporar as plataformas digitais ao sistema de ensino público sempre foi um desafio, mas educadores tiveram que se acostumar com o uso dessas ferramentas ao longo dos últimos anos. Lançadas em 2021, as plataformas Redação Paraná e Inglês Paraná buscam propor atividades para auxiliar na aprendizagem de crianças e adolescentes. No entanto, a imposição feita pela Secretaria de Educação para que professores usem esses recursos estaria afetando a autonomia dos docentes, na avaliação do sindicato.

A Resolução 2857/21, direcionada a diretores, atribui a esses funcionários o dever de fazer com que 85% dos alunos com frequência nas escolas usem mensalmente o Redação Paraná, que será requisito para avaliação dos diretores e diretoras da rede de ensino. Educadores e alunos, no entanto, criticam o uso das plataformas e se queixam das dificuldades em usar as ferramentas.

A ação proposta acontece no mesmo dia em que a Secretaria da Educação determinou a utilização de plataformas para aplicação do quiz avaliativo trimestral. A APP Sindicato defende o uso das tecnologias no sistema de ensino, mas ressalta que a aplicação desses dispositivos deve ser planejada pelas próprias escolas e professores que conhecem a realidade da comunidade que atendem.

Colaborou Julia Sobkowiak

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