PR não repassa informações sobre presos com suspeita de covid-19 | Plural
escola-publica-de-qualidade
12 Maio 2020 - 1h17

PR não repassa informações sobre presos com suspeita de covid-19

A situação dos 20 detentos isolados com sintomas, na Região de Curitiba, não consta no painel do Depen Nacional

Dentre as medidas para detectar suspeitas de coronavírus nas prisões do Brasil, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) mantém um painel de monitoramentos dos casos por Estados. O Paraná não aparece no gráfico, mesmo tendo 20 presos com suspeita de covid-19.

O painel é atualizado diariamente com a autodeclaração dos gestores prisionais por meio de formulário web. O Depen Nacional explicou que recebe as informações e as consolida no painel à medida que os Estados enviam os dados.

A confirmação de que há suspeitos no Paraná foi dada ao Plural pelo secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares. Segundo ele, no dia 22 de abril seria definido um protocolo de ação integrada para medidas de contenção da doença.

O plano está sendo esperado há semanas pelo Tribunal de Justiça (TJ-PR), Defensoria Pública, Ministério Público (MP-PR) e Conselho da Comunidade.

“Houve o compromisso do governo ao comitê que o plano seria assinado essa semana, para que possa ser colocado em prática a partir da próxima (11/5)”, destacou o MP, que integra o comitê formado para analisar as medidas.

Apesar da insistência da reportagem, detalhes sobre a testagem de presos também não foram repassados. Apenas na noite de sexta-feira (8), a Sesp afirmou que dos 20 casos suspeitos – isolados no Complexo Médico Penal, em Pinhais – nenhum testou positivo para coronavírus.

A Secretaria ressaltou ainda que está comprando 350 mil máscaras e 30 mil óculos para reforçar a proteção dos servidores. “Equipes de segurança e de saúde das unidades, que eventualmente podem entrar em contato com o coronavírus, têm recebido face shields, para reforçar a proteção das máscaras descartáveis ou reutilizáveis.”

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x