Plural promove debates sobre violência política nas escolas

Roda de conversa entre especialistas da UFPR e do Museu do Holocausto discute desafios das escolas em lidar com a violência política

Os casos de violência e intolerância em escolas particulares de Curitiba depois das eleições são o tema de um debate promovido pelo Plural na próxima quinta-feira. Especialistas em Educação e História vão analisar situações como a apologia ao nazismo, o racismo e a agressividade demonstrada por parte dos alunos bolsonaristas após a derrota nas urnas do atual presidente.

Os convidados são o coordenador de História do Museu do Holocausto, Michel Ehrlich; a professora da UFPR Cláudia Moreira, doutora em Educação; e Marcos Ferraz, também doutor em educação e professor da UFPR. A mediação será feita pela jornalista Rosiane Correia de Freitas, coordenadora-geral do Plural.

Desde a eleição de Lula para a presidência, e mesmo nos dias anteriores à votação, foram registrados diversos casos de revolta, agressão e vandalismo por parte de alunos que se identificam com o presidente Jair Bolsonaro. Colégios tradicionais da cidade têm tido dificuldade para frear essa turbulência e para punir os estudantes.

“É importante discutir isso e tentar entende o que está acontecendo dentro dos colégios”, diz Freitas. “Não podemos normalizar esse tipo de reação, até porque foram ultrapassados limites legais. E esses alunos vão precisar conviver pelos anos seguintes com o governo eleito e com seus colegas, portanto não dá para simplesmente fingir que não aconteceu”, afirma ela.

O debate será na quinta-feira (17) a partir de 17h30. A transmissão será pelo YouTube e pelas redes sociais do Plural.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Plural promove debates sobre violência política nas escolas”

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Ellen, estamos promovendo uma série de debates sobre o tema. Esse é só o primeiro. Dia 21 teremos outro na Faculdade de Direito da UFPR. Vamos incluir o vereador em novas conversas. É um assunto que não se esgota. Rosiane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima