Pesquisadores da UFPR descobrem espécie rara de planta

Espécie minúscula de "lanterna-de-fada" foi avistada por especialistas em répteis em São Paulo, e no início foi confundida com fungo

Pesquisadores da área de Ciências Biológicas da UFPR descobriram uma espécie rara de planta, anunciou a universidade. A descoberta foi feita por dois herpetólogos (profissionais especializados em répteis e anfíbios) na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. A identificação da nova espécie, porém, só ocorreu depois do auxílio de um doutorando de Botânica.

A nova espécie de lanterna-de-fadas nomeada Thismia mantiqueirensis (Thismiaceae) foi encontrada pelos herpetólogos Edelcio Muscat e Matheus de Toledo Moroti, durante um monitoramento no estado de São Paulo. No entanto, os dois acreditaram se tratar de um fungo. Ao ver a foto postada por eles nas redes sociais, porém, o aluno de doutorado em Botânica, Mathias Erich Engels, entrou em contato com os dois. Novas fotografias foram feitas e uma amostra foi coletada para ser estudada, sob orientação do professor Eric de Camargo Smidt, no Laboratório de Botânica da UFPR .

Segundo Engels, as lanterna-de-fadas são muito raras. No Brasil, somente 13 são conhecidas. A planta é muito pequena e só se torna mais visível em algumas épocas do ano, quando suas flores e frutos brotam. Para ele, a descoberta enriquece os conhecimentos sobre a flora brasileira. “A descrição desta nova espécie amplia o conhecimento sobre a Mata Atlântica, que sofre com a diminuição dos ambientes naturais e que ainda não possui toda a sua flora devidamente catalogada”, disse.

A espécie recém-descoberta cabe na palma da mão, não realiza fotossíntese e cresce entre as folhas do chão da floresta, nos locais mais altos e nebulosos da Serra da Mantiqueira. Para a absorção de nutrientes, a planta possui uma relação simbiótica com os fungos presentes no chão da mata, a caracterizando como mico-heterotrófica. As flores possuem morfologia singular, em forma de um pequeno abajur de cor alaranjada e azul.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Pesquisadores da UFPR descobrem espécie rara de planta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima