Pedalada da Emergência Climática acontece neste domingo em Curitiba

O evento faz parte da campanha "Amazônia Passa Aqui" e oferece cinco circuitos diferentes na capital

No próximo domingo (17), a partir das 9h, acontece a Pedalada da Emergência Climática, em Curitiba. A iniciativa, lançada pela Coalizão Clima e Mobilidade Ativa em parceria com o Coletivo Cicli-Pedalando pelo Clima, faz parte da campanha “Amazônia Passa Aqui” e tem como objetivo promover a consciência ambiental. 

O circuito terá início às 9h na Praça do Ciclista, no centro da capital, e irá até a Praça São Francisco, no bairro Juvevê, onde será realizado um debate com cinco organizações ambientalistas sobre a campanha e urgências climáticas. Em caso de chuva, a discussão ocorrerá na Bicicletaria Cultural, às 10h.

“É estratégico fazer essa campanha no sul e no sudeste porque nossa região é geradora de diversos problemas de exploração extrativista que a gente enfrenta na Amazônia. A gente precisa trabalhar uma consciência local sobre o nosso papel na preservação dos biomas”, afirma Tissa Valverde, coordenadora da campanha “Amazônia Passa Aqui” em Curitiba.

Aqueles que quiserem participar, mas não têm bicicleta, podem alugar uma com a Bicicletaria Cultural.

Programação

Em Curitiba, a campanha oferece cinco circuitos diferentes que podem ser feitos de bicicletas ou a pé. Neste domingo, a pedalada será “A Ciclovia Mais Bonita da Cidade”, passeio com velocidade baixa e moderada, e bastante arborizado. O percurso, que segue em uma das ciclovias mais antigas do Brasil, tem uma distância total de cerca de 12 km e leva em torno de uma hora para realizá-lo.

A agenda na capital conta também com uma pedalada com a presença de populações originárias e uma cerimônia de rito sagrado que acontece no dia 9 de agosto, em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. Ao longo do mês, serão divulgadas as atividades do Dia da Amazônia e do Dia Mundial sem Carro, em 5 e 22 de setembro, respectivamente.

Amazônia Passa Aqui

A campanha “Amazônia Passa Aqui” acontece entre os meses de junho e outubro deste ano, em sete capitais do sul e do sudeste do Brasil (Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre).

Além dos circuitos urbanos, estão previstas atividades voltadas à conscientização da população a respeito do meio ambiente e das emergências climáticas, como oficinas e eventos culturais.

De acordo com os organizadores, a campanha tem como objetivo provocar as pessoas sobre a necessidade de ampliar a visão e conexão com a natureza e a cultura, além de exigir dos governantes políticas urgentes de proteção da Amazônia.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Pedalada da Emergência Climática acontece neste domingo em Curitiba”

  1. Podem ir morar lá na Amazônia. Terra é barata lá. Vc pode desmatar 20% dela para sua casa e sua horta. Isso sim é defender a amazônica. Proteger de longe não adianta nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima