Paraná regulamenta funcionamento de shoppings

Secretaria de Saúde divulga protocolo com normas para comércios já abertos e também para os que pretendem retomar as atividades

Com a pressão comercial para a reabertura de shoppings no Paraná, e as críticas pelos riscos à contaminação pelo coronavírus, o governador Ratinho Jr (PSD) encontrou uma maneira de ficar em cima do muro – como faz Rafael Greca, em Curitiba. O governador está respaldado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que publicou um protocolo com regras para regulamentar o funcionamento de comércios já abertos e dos que pretendem retomar as atividades.

As normas foram publicadas no fim da tarde desta sexta-feira (22), e determinam que “os municípios orientem shoppings, centros comerciais e galerias sobre o atendimento ao público”.

O protocolo prevê prazo máximo de oito horas de funcionamento, que deve ser entre 12h e 20h. Também deve-se manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas, que deverão estar de máscaras o tempo todo.

As vagas de estacionamento serão reduzidas e há a recomendação para que haja a medição de temperatura das pessoas que ingressarem nos centros comerciais.

Fica proibido o acesso aos estabelecimentos da população do grupo de risco (idosos com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas), além de crianças menores de 12 anos e pessoas com sintomas de síndrome gripal.

Atividades de lazer como cinemas, praças de entretenimento e atividades voltadas para criança também estão proibidas. Assim como não será permitida a realização de qualquer promoção ou liquidação nem degustação de produtos e oferecimento de brindes. Fica vedada ainda a prova de vestimentas e de produtos cosméticos e de higiene pessoal.

Praças de alimentação

Uma equipe específica deverá ser encarregada de controlar o acesso, uso de mesas e permanência dos clientes nas praças de alimentação, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas e de alimentos ou bebidas na modalidade autosserviço (self service).

As mesas devem estar separadas por dois metros, sendo limpas e desinfetadas a cada uso. A orientação é para que os clientes evitem consumir alimentos no local.

Confirmado

Com o documento, os shoppings se pronunciam sobre a data de reabertura.

O Jockey Plaza Shopping, no bairro Tarumã, confirmou a reabertura para segunda-feira (25), às 12h.

Os shoppings Palladium e Ventura, no bairro Portão, também voltam segunda, das 12h às 20h.

O Park Shopping Barigui, no Mossunguê, reabre igualmente na segunda-feira (25), das 12h às 20h.

O Shopping Estação, no Centro de Curitiba, retorna às atividades também no dia 25, às 12h.

O Shopping Curitiba, no Centro, e o Patio Batel voltam também das 12h às 20h, no dia 25 de maio.

O Shopping Mueller, no Centro Cívico, reabre apenas na terça-feira (26), das 12h às 20h.

Na Região Metropolitana, o Shopping São José dos Pinhais também confirmou a reabertura nesta segunda, das 12h às 20h.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima