Índice de analfabetismo em Curitiba é de 1,5%, aponta IBGE

Dados divulgados na última semana e colocam Curitiba como a segunda cidade do Brasil com menor taxa de analfabetismo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última semana, apontam que Curitiba tem taxa de analfabetismo de 1,5%. O índice classifica Curitiba como a segunda cuide com menor taxa entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.

Segundo o ranking a cidade com menor percentual é Florianópolis, em Santa Catarina, com 1,4% de analfabetos.  No Paraná, dos 399 municípios, 316 tem taxa menor que dois dígitos. Além de Curitiba, também se destaca a cidade de Londrina, que tem mais de 500 mil habitantes e 2,8% de analfabetos.

Região Metropolitana

A taxa de analfabetismo leva em conta pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever. Na Região Metropolitana de Curitiba a cidade de Pinhais tem 2,2% de analfabetos, Fazenda Rio Grande 2,6%; São José dos Pinhais 2,4%; Araucária 2,8%; Colombo 3,2% e Almirante Tamandaré 3,5%.

Leia também: Servidores da educação serão indenizados por licença não usufruída. Confira a lista

No estado houve redução de dois pontos percentuais na taxa de analfabetismo entre 2010 e 2022, anos em que foram realizados os últimos censos. Neste intervalo de tempo de 12 anos, a proporção de pessoas residentes no Paraná que não sabem ler e escrever caiu de 6,3% para 4,3%, alcançando o menor índice histórico. Em 2000 a taxa era de 9,5%.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima