Familiares de presos querem mutirão e informações

Temor é pelo avanço da covid-19 nas prisões do Paraná. Visitas estão suspensas e não há informações sobre os detentos

Mulheres protestaram, nesta quinta-feira (18), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Elas representam um grupo muito maior de familiares de presos, que optou por não provocar aglomerações no Centro Cívico. O que eles buscam é informações sobre os detentos, que desde o início da pandemia, em março, não recebem mais visitas. Também não foi mais realizado o mutirão carcerário, para verificação de processos.

“Nós queremos notícias, respostas dos governantes pois não sabemos como estão nossos familiares e está muito difícil pra gente, estamos desesperados”, diz uma das integrantes do grupo, que preferiu não se identificar. “Ligamos para a assistente social, não atendem, mandamos e-mail, não respondem. Ligamos nas unidades, desligam na nossa cara. Suspenderam os mutirões, entregam as sacolas 15 dias depois, quando a comida já estragou. Sem falar que todos os dias levam presos novos para as penitenciárias mas não fazem o teste para coronavírus.”

O grupo tem pautas bem definidas, entre elas, o acesso dos presos a itens de higiene pessoal e atendimento à Saúde. Ainda são solicitadas: entrega de sacolas direto nas unidades – pois muitas famílias não podem arcar com os custos do Sedex, visitas virtuais e presenciais organizadas, realização de mutirões para reduzir a superlotação e assistência e respostas aos familiares.

Coronavírus

O combate à pandemia nas penitenciárias é a grande preocupação. “Não se tem notícias que o governo paranaense tenha adotado medidas sanitárias que possam impedir que a doença invada o sistema penitenciário. Falta água; há devolução sem justificativa de sacolas de alimentos e materiais de higiene, enviados por Sedex pelas famílias; não há o isolamento necessário dos presos com sintomas nem testes nos detentos; falta material básico de higiene, como sabão e desinfetantes.”

Segundo os familiares existe ainda a opressão diária dos detentos, com torturas psicológicas e utilização de spray de pimenta, além do racionamento de comida, que chega estragada e crua.

“A Lei de Execução Penal determina diversas obrigações ao Estado em prol do bem-estar dos prisioneiros, medidas sabotadas pela ineficiência da máquina pública e pela omissão das autoridades”, afirma o grupo.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Familiares de presos querem mutirão e informações”

  1. Cadê os direito dos preso governado vc mão vais manda para ajuda poriso que muito si revalda eles já ta preso agora cem assistência mão tem meu um andentimento adequando adequando.. não tem comida quamdo chega até ele está estragada eles precisa te recurso ..mão tem um remédio mão manda para igieni eles van si cuida qual forma cadê governador oque vc fala que um preso .custa karo cento que as família que leva tudo passa por oniliancao . Vc governado . Me desculpa fala vc quere sabe só te vcs fazendo festa gasta com hotel te luxo mos Aqui que tem filho .nei moticia demos deles não sabe oque tá acotencendo com nossos filho pelo amor te Deus . Faza .aguma coisa pelo nossos filho aqui vora vc já mão vais manda lá estão tudo jogado vcs gorvermado mão tem filho mão tem família … libera as vicida ta mais atenção para família..tem mãe sai fora que está com .depressão .. por mao ter moticia dos filho marido ta familia o meu filho vais 5 mes mei uma ligacao gorvernado mao dive com ele para sabe dele liga la assistente social desliga na cara ta gente mais ta la cem fazer manda mei notícia ta dos nossos filho . Vcs são filho tô mesmo pai nois somos todos irmão sangue do mesmo sangue isdo deixa a gente revoltado governando ta mais atenção lá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima