Justiça decreta falência do grupo Expoente

Colégios continuarão funcionando provisoriamente; juíza autorizou a venda das duas unidades, no Água Verde e no Boa Vista

O Grupo Expoente teve falência decretada neste dia 23 de agosto. A empresa teve um pedido de autofalência acatado pela 2.ª Vara de Falências de Curitiba. A instituição estava com dificuldades para honrar o plano de recuperação judicial e não quitou valores devidos em maio deste ano.

Na decisão, a juíza Luciane Pereira Ramos autorizou a continuidade do trabalhos das escolas no Água Verde e no Boa Vista, em Curitiba, bem como do portal do grupo até o fim do ano letivo. Também determinou a venda imediata dos ativos.

A expectativa é que a venda para um grande grupo educacional de Curitiba seja concluída em 30 dias, de forma a preservar pelo menos parcialmente o cronograma de rematrícula dos alunos tanto das unidades próprias, quanto das conveniadas. No total, o Expoente informou à Justiça que 36 mil estudantes serão afetados.

A manutenção das escolas abertas compreende a permanência da equipe administrativa e pedagógica das unidades, assim como o plano de saúde dos colaboradores e o pagamento dos prestadores de serviço.

Sem recursos

O plano do Expoente, segundo informações contidas no processo de recuperação judicial, era vender a sede do Água Verde do colégio para obter recursos para reinvestir nas escola, em especial para garantir a adequação do material didático às novas bases curriculares. A ideia foi barrada pela Justiça depois que partes interessadas no processo se manifestaram contrários.

O Grupo Expoente já estava em recuperação judicial desde 2010 e tinha um montante de dívidas em torno de R$ 32 milhões, mais um débito tributário estimado no triplo desse valor. Desde 2010, a empresa vinha cumprindo o plano de recuperação com dificuldade.

Na decretação de falência foram incluídas quatro empresas do grupo: Grupo Expoente, Sociedade Educacional Expoente Ltda, Merlin Sistema de Ensino Ltda e Ane Class – Participações e Administração de Bens Ltda.

O Expoente foi fundado em 1988. Além das unidades escolares, o grupo também mantinha um sistema de ensino e unidades conveniadas e chegou a atender uma rede de 200 mil estudantes em todo o Brasil. O sistema de ensino representa 80% da receita do grupo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima