Curitiba muda protocolo de isolamento e de casos ativos | Jornal Plural
1 dez 2020 - 11h49

Curitiba muda protocolo de isolamento e de casos ativos

Mudança deve reduzir número de casos ativos e antecipar sua inclusão entre os recuperados

Esta semana, a Prefeitura de Curitiba mudou o protocolo de isolamento para pessoas com suspeita, contato com pessoa suspeita ou caso confirmado de Covid-19. A partir de 27 de novembro, os pacientes passaram a ser orientados a ficar em isolamento domiciliar por 10 dias. Antes, o período estipulado era de 14 dias.

O protocolo orienta que qualquer pessoa com suspeita de ter contraído a doença, com exame positivo para Covid-19, mesmo sem sintomas, e todas as pessoas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso suspeito ou confirmado deverão cumprir o isolamento.

A medida visa reduzir o risco de contaminação por coronavírus. Com a mudança no período de isolamento, os números de casos ativos devem reduzir nas próximas semanas. Isso porque, após o período de isolamento, os casos confirmados passam a ser contabilizados como recuperados.

A alteração foi comunicada à equipe de atendimento em Saúde no último fim de semana. “A Secretaria Municipal da Saúde está seguindo a recomendação das sociedades científicas, incluindo a Organização Mundial da Saúde, que passaram a indicar 10 dias para isolamento de pessoas infectadas com Covid-19. A mudança incidirá no cálculo de casos ativos daqui algumas semanas”, informou o órgão, via assessoria.

A SMS também alterou o fluxo de atendimento. Casos leves ou assintomáticos são atendidos exclusivamente por telefone. Já casos moderados e graves são recebidos em pontos de atendimento, como as UPAs.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias