24 jun 2020 - 10h00

Curitiba mantém 40% de isolamento mesmo com alerta laranja

População tem evitado o comércio e parques, aponta relatório de mobilidade. Isolamento na Região Metropolitana também se mantém em 40%

A declaração de alerta laranja pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba no último dia 13 de junho não alterou o comportamento do curitibano. A cidade permanece desde o início de junho com 40% da população em isolamento, apontam dados da In Loco com base no deslocamento de celulares.

O mesmo índice de isolamento é registrado na região metropolitana de Curitiba e litoral no período. Isso significa que 40% da população se manteve na região em que reside nos dias analisados.

Porém, dados do Relatório de Mobilidade do Google apontam que apesar de não estar totalmente em isolamento, a população está se evitando o comércio regular e parques. As informações disponibilizadas pelo Google mostram a alteração percentual no volume de pessoas que estiveram em seis tipos diferentes de locais em comparação a cinco semanas de janeiro de 2020.

Os dados relativos ao Paraná indicam aumento na permanência em casa. Há retração na presença em locais de trabalho e mercados, mas em volume muito menor que a retração da presença no comércio, parques e no transporte coletivo.

Dados do Google mostram a variação no número de pessoas que frequentaram seis tipos de locais comparado com os dados registrados nas primeiras seis semanas de janeiro de 2020.

Isso indica que apesar dos shoppings e o comércio em geral ter sido mantido aberto, a presença nesses locais está baixa.

Com a declaração de alerta laranja no último dia 23, havia a expectativa de que os shoppings seriam novamente fechados, uma vez que essa medida estava prevista. A prefeitura, no entanto, só restringiu o horário de funcionamento das lojas e voltou atrás em outras medidas de restrição.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds