Curitiba mantém 40% de isolamento mesmo com alerta laranja | Plural
escola-publica-de-qualidade
24 jun 2020 - 10h00

Curitiba mantém 40% de isolamento mesmo com alerta laranja

População tem evitado o comércio e parques, aponta relatório de mobilidade. Isolamento na Região Metropolitana também se mantém em 40%

A declaração de alerta laranja pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba no último dia 13 de junho não alterou o comportamento do curitibano. A cidade permanece desde o início de junho com 40% da população em isolamento, apontam dados da In Loco com base no deslocamento de celulares.

O mesmo índice de isolamento é registrado na região metropolitana de Curitiba e litoral no período. Isso significa que 40% da população se manteve na região em que reside nos dias analisados.

Porém, dados do Relatório de Mobilidade do Google apontam que apesar de não estar totalmente em isolamento, a população está se evitando o comércio regular e parques. As informações disponibilizadas pelo Google mostram a alteração percentual no volume de pessoas que estiveram em seis tipos diferentes de locais em comparação a cinco semanas de janeiro de 2020.

Os dados relativos ao Paraná indicam aumento na permanência em casa. Há retração na presença em locais de trabalho e mercados, mas em volume muito menor que a retração da presença no comércio, parques e no transporte coletivo.

Dados do Google mostram a variação no número de pessoas que frequentaram seis tipos de locais comparado com os dados registrados nas primeiras seis semanas de janeiro de 2020.

Isso indica que apesar dos shoppings e o comércio em geral ter sido mantido aberto, a presença nesses locais está baixa.

Com a declaração de alerta laranja no último dia 23, havia a expectativa de que os shoppings seriam novamente fechados, uma vez que essa medida estava prevista. A prefeitura, no entanto, só restringiu o horário de funcionamento das lojas e voltou atrás em outras medidas de restrição.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x