Curitiba fechou 70 leitos de UTI para Covid-19 | Jornal Plural
19 out 2020 - 21h45

Curitiba fechou 70 leitos de UTI para Covid-19

Redução nos indicadores da pandemia vai permitir retomada de procedimentos eletivos na Capital

Curitiba fechou, desde o fim de agosto, 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 97 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19. A cidade chegou a abrir 355 leitos exclusivos de UTI e 444 de enfermaria em meados de agosto, mas com a redução no número de internados, o número de leitos livres ultrapassou 100 na semana de 12 de outubro.

A maior redução de leitos ocorreu no Hospital de Clínicas, que encerrou 20 UTIs e 10 de enfermaria. Em segundo lugar está o Complexo Hospital do Trabalhador, que fechou 19 UTIs e 26 leitos de enfermaria.

O encerramento dos leitos é reflexo de uma redução da média móvel de pessoas internadas que, de 300 nas UTIs e 315 nas enfermarias, em agosto, caiu para 259 nas UTIs e 276 nas enfermarias nos últimos 30 dias.

Leitos de UTI e enfermaria ocupados em Curitiba. Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

No último dia 13 de outubro, a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, disse que o município começaria a desmobilizar leitos exclusivos Covid-19, uma vez que os indicadores estão numa tendência de queda. Os recursos liberados devem permitir a retomada dos procedimentos eletivos, suspensos desde março.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias