Campanha arrecada para Biblioteca Comunitária

Reforma vai beneficiar cinco mil moradores da Comunidade Nova Esperança, na RMC. Saiba como ajudar!

O Movimento Gota d´Água Ação e Resistência lança campanha virtual para arrecadar fundos e criar uma biblioteca na Comunidade Nova Esperança, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é reunir R$ 10 mil reais para transformar um espaço deteriorado no local e, assim, beneficiar os cerca de cinco mil moradores que vivem por lá, em situação de vulnerabilidade social.

São 1,2 mil famílias e 1,6 mil crianças – a maioria migrantes haitianos, venezuelanos e cubanos, além de brasileiros que foram despejados durante a pandemia.

De acordo com participantes do movimento – composto por jornalistas, advogados, engenheiros e outros profissionais de Curitiba e do Brasil -, a biblioteca será construída em um ponto de convivência, de reforço à integração comunitária, de troca de saberes e de sociabilidade.

“Outros coletivos e organizações, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MPM (Movimento Popular por Moradia), têm trabalhado para garantir alimento e moradia. Nosso propósito será colaborar para nutrir o intelecto e incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento”, diz a idealizadora do Gota d´Água, jornalista Kristiane Rothstein.

A definição da quantia foi feita após visitas de técnicos e engenheiros que avaliaram a estrutura e determinaram as necessidades da reforma. Ela inclui: conserto do telhado e do forro; pintura de paredes, forro, piso e fachada; troca de vidros; instalação de lâmpadas e disjuntor; compra de mobiliário e equipamentos. A arrecadação de livros se dará em outra etapa do projeto.

Local que será reformado. Foto: Movimento Gota d’Água
Foto: Movimento Gota d’Água

Parte da mão de obra será feita por voluntários do próprio Movimento em conjunto com moradores, a fim de promover a integração e o sentimento de pertencimento. “Sabemos que 2020 foi um ano difícil e desafiador para todo o mundo. Mas as desigualdades sociais tornam ainda mais perversas as dificuldades que muitas famílias enfrentam para sobreviver, conquistar espaços e poder usufruir de direitos e de oportunidades para edificar suas vidas”, observa Thea Tavares, integrante do Movimento.

“É nesta época do ano, especificamente, que também fazemos reflexões, abrimos ainda mais o coração e estendemos a mão com generosidade para a necessidade do próximo. As famílias residentes na Nova Esperança encontraram na organização popular da comunidade uma motivação e força para superar as dificuldades e desenhar um mundo melhor”, completa ela.

Para ajudar na construção da biblioteca é só acessar aqui e doar a quantia que puder.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Campanha arrecada para Biblioteca Comunitária”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima