20% dos partos normais são feitos por enfermeiras obstetras | Jornal Plural
Clube Kotter
13 mar 2020 - 21h45

20% dos partos normais são feitos por enfermeiras obstetras

Parto com enfermeira é medida para reduzir mortalidade e índice de cesárea

Dados do Ministério da Saúde obtidos pelo Plural mostram, em 2018, Curitiba teve 20,35% dos 8,7 mil partos normais realizados na rede pública acompanhados por enfermeiras obstétricas. A atuação das enfermeiras especializadas é incentivada pelo SUS desde 1998 como medida de incentivo ao parto normal e a redução da mortalidade materna e fetal.

Confira o índice de cesáreas por médico, em Curitiba

O enfermeiro obstetra pode atuar no parto normal sem distocia, ou seja, sem complicações. Em Curitiba, além dos 8,7 mil partos normais, ocorreram também outros 1,4 mil partos em gestação de alto risco.

Todos os partos realizados por enfermeiras em Curitiba aconteceram nas Maternidades Bairro Novo, referência em parto normal na cidade, e Vitor do Amaral. Ambas também são os hospitais com menor índice de cesárea na cidade: respectivamente 28% e 24,8%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos três anos o SUS de Curitiba manteve a média 35,9% de parto cesáreo.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você entra na nossa lojinha, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias