20% dos partos normais são feitos por enfermeiras obstetras

Parto com enfermeira é medida para reduzir mortalidade e índice de cesárea

Dados do Ministério da Saúde obtidos pelo Plural mostram, em 2018, Curitiba teve 20,35% dos 8,7 mil partos normais realizados na rede pública acompanhados por enfermeiras obstétricas. A atuação das enfermeiras especializadas é incentivada pelo SUS desde 1998 como medida de incentivo ao parto normal e a redução da mortalidade materna e fetal.

Confira o índice de cesáreas por médico, em Curitiba

O enfermeiro obstetra pode atuar no parto normal sem distocia, ou seja, sem complicações. Em Curitiba, além dos 8,7 mil partos normais, ocorreram também outros 1,4 mil partos em gestação de alto risco.

Todos os partos realizados por enfermeiras em Curitiba aconteceram nas Maternidades Bairro Novo, referência em parto normal na cidade, e Vitor do Amaral. Ambas também são os hospitais com menor índice de cesárea na cidade: respectivamente 28% e 24,8%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos três anos o SUS de Curitiba manteve a média 35,9% de parto cesáreo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima