No Instagram Greca dá mau exemplo e expõe crianças

Em uma a cada 11 postagens na rede social o prefeito expõe imagens de crianças pequenas, 60% destas registradas em eventos da prefeitura

Um levantamento feito pelo Plural no Instagram do prefeito Rafael Greca (PSD) mostra que uma a cada onze postagens na página expõe imagens de crianças. Pelo menos um terço dessas imagens são registros de visitas do prefeito a escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) durante o período de aula. Em vários dos registros Greca está acompanhado a secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila.

Como o Plural já havia noticiado, o perfil pessoal de Greca é usado para promover o partido e os potenciais sucessores dele, já que o prefeito não pode ser candidato a reeleição.

A exposição de imagens de crianças na internet não é ilegal, mas é um desrespeito ao direito de imagem delas. Nas escolas da rede municipal, como o Plural já noticiou, os pais são orientados a assinar um termo de autorização de uso de imagem genérico, que não detalha nem as circunstâncias nem a finalidade das imagens.

Escolas ignoram riscos e direitos de alunos ao postar fotos em redes sociais

O uso de imagens de crianças no Instagram do prefeito inclui uma visita dele – acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone – à Maternidade Mater Dei para mostrar os “curitibinhas” atendidos pelo SUS nascidos no aniversário da cidade, em março deste ano.

A comitiva do prefeito registrou em vídeo Greca e Margarita pegando bebês recém-nascidos no colo, passeando pelas enfermarias e beijando pelo menos uma das crianças. Tudo diante das mães que haviam parido há menos de 24 horas.

Margarita e Greca beijam bebê nascido há menos de 24 horas. Foto: Instagram

Nas escolas, as visitas do prefeito são registradas em inúmeras fotos de Greca abraçando os estudantes, cujos rostos (e o uniforme indicando o nome da escola) estão claramente visíveis. Na maioria das vezes as famílias dos estudantes não são avisadas das visitas. Mas outro problema é que são justamente as escolas deveriam estar ensinando os estudantes a não se expor nas redes sociais.

Greca, acompanhado da secretária de Educação e vereadores com estudantes de escolas municipais.

Nas cem postagens de Greca com crianças entre novembro de 2022 e junho de 2023, 32 são registros de crianças em escolas e CMEIs, 32 são fotos de eventos, 8 são fotos de ações sociais da prefeitura, cinco são crianças com deficiência, 4 são eventos esportivos e 4 são de obras realizadas pela prefeitura.

Com o apoio de Julia Sobkowiak.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima