Eduardo Pimentel descobre que é vice-prefeito

Depois de seis anos sem um papel significativo na administração municipal, Pimentel reforça presença na prefeitura na preparação para a eleição municipal de 2024

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel assumiu um papel inédito nas últimas semanas: a de vice-prefeito da cidade. Em fotos, posts em redes sociais e releases de imprensa Pimentel posa “fazendo coisas”: inaugurando estações de bicicletas compartilhadas, lançando linha de transporte coletivo, assinando convênios.

É um comportamento bastante diferente da atuação dele nos seis anos como vice de Rafael Greca (PSD), quando ficou sem papel significativo e longe das ações da prefeitura. Pimentel ocupou a Secretaria Municipal de Obras em 2017 e 2018. E só voltou a atuar este ano, quando foi nomeado secretário das Cidades no Governo do Paraná pelo governador Ratinho Júnior (PSD).

O próprio site de notícias da Prefeitura mostra o comportamento de Pimentel no período. Entre 2017 e 2022 ele apareceu em 57 matérias da assessoria de imprensa. A ausência foi mais significativa no período da pandemia. Entre 2020 e 2021, Pimentel só apareceu no site da prefeitura seis vezes. Ironicamente foi justamente neste período que sua principal rival na disputa pela prefeitura de Curitiba, a deputada estadual e ex-secretária de Saúde, Márcia Huçulak (PSD) ganhou notoriedade.

Já em 2023 ele assumiu a secretaria de Estado de Cidades, mas emplacou também 65 matérias no site da prefeitura. Além de figurar ao lado de Greca em inaugurações e eventos, Pimentel está se “descobrindo” vice-prefeito mesmo quando não pode efetivamente exercer o cargo.

É o caso dessa semana, quando Greca está nos EUA para participar de um evento e a prefeitura da cidade está sendo exercida pelo presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (Pode). Mas Pimentel aproveitou para inaugurar uma linha de ônibus no Campo Comprido.

O esforço de Pimentel e equipe é para correr atrás do prejuízo, já que ele é virtualmente desconhecido na cidade, apesar de teoricamente ter sido o número dois de Greca nos últimos seis anos. Além disso ele precisa descolar o sobrenome Pimentel da privatização da Copel, comandada pelo seu irmão, Daniel Pimentel Slaviero e concluída há poucas semanas.

Eduardo Pimentel é neto de Paulo Pimentel, ex-presidente do Grupo Paulo Pimentel que comandava o Canal 4, retransmissora do SBT no Paraná (a empresa foi desmantelada e seus veículos de comunicação vendidos, parte dela para o grupo empresarial do atual governador, Ratinho Junior). Começou a carreira dentro das empresas da família para então migrar para cargos de direção na Fundação Cultural de Curitiba, Ceasa e Casa Civil do Governo do Paraná. Foi eleito vice-prefeito em 2017 e 2020 na chapa de Rafael Greca depois de campanhas frustradas para cargos legislativos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima