“No ritmo do coração”, filha de pais surdos quer dedicar a vida à música

Refilmagem americana do francês "A família Bélier" recebeu três indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme

Se tem uma cena que resume bem a história de “No ritmo do coração”, deve ser o momento em que a garota Ruby, uma adolescente em idade de passar para a universidade, faz uma apresentação no palco da escola. Ela faz um dueto de uma música de Marvin Gaye e, de repente, a câmera passa para sua família na plateia – imediatamente a cena fica sem áudio, a música que ela está cantando some. É que os pais e o irmão dela são surdos.

Ruby Rossi é a única ouvinte da família, que trabalha com pesca e tem uma vida financeira meio atribulada. A garota tem de acordar todo dia às 3h para subir no barco e servir de intérprete de língua de sinais. Só depois está liberada para ir à aula. E o canto surge na vida dela por mero acaso. Ela quer impressionar um menino da mesma idade que faz aula de coral e acaba se matriculando na disciplina.

Uma primeira coisa que é preciso dizer: Emilia Jones, a atriz que faz o papel de Ruby, é um achado. Além de fazer bem o papel, canta lindamente. No dueto da música de Marvin Gaye a parte dela é simplesmente avassaladora – o diretor parece concordar, e repetiu o trecho diversas vezes ao longo da história. Mesmo assim, não cansa. E a interpretação no final de uma canção de Joni Mitchell também é impressionante. Você ainda vai ouvir falar muito dela.

Atores

Os atores surdos também são excelentes – Troy Kotsur, que faz o papel do pai, se tornou o primeiro ator surdo a receber uma indicação ao Oscar. A história do casal que não consegue tirar a mão um do outro mesmo depois de 20 anos juntos, além de ter momentos engraçados, tem um lado bonito: muitos deficientes auditivos dizem que finalmente alguém fez um filme em que os personagens surdos não são pobres almas desamparadas incapazes de viver vidas boas.

A história é uma refilmagem de um original francês, “A família Bélier”, e não tem lá grandes originalidades. Ainda assim, o filme recebeu três indicações ao Oscar 2022: filme, ator e roteiro adaptado. A garota quer viver sua vida adulta independente, não quer mais estar no barco, mas a família precisa dela, ainda mais num momento em que as autoridades tentam arrochar ao máximo os pescadores. Apaixonada pela música e por um garoto, ela sai um único dia de licença e coloca toda a família numa encrenca. Depois disso, claro, vem a redenção – afinal, a chave do filme está mais para uma comédia ou para um drama leve.

O filme é divertido e tem cenas memoráveis. A presepada do pai de Ruby tentando convencer o menino (que nem namorado da filha é àquela altura) a usar camisinha é hilária. E a música vale muito a pena, não só por Emilia Jones, mas pela seleção e pelos outros músicos envolvidos.

Streaming

“No ritmo do coração” está em cartaz no canal de streaming Prime Video, da Amazon.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima