“Língua em Revista” é um espetáculo criado em Libras e português

Em temporada no Teatro Zé Maria Santos, a peça une drama, comédia e autobiografias para pensar a língua como identidade

A companhia curitibana Fluctissonante, precursora em arte acessível no país, estreia sua nova montagem para adultos, “Língua em Revista”. A temporada segue de 3 a 20 de agosto, no Teatro Zé Maria Santos e os ingressos são gratuitos.

O espetáculo nasceu das vivências e desejos dos atores e atrizes do grupo, relativos ao pensar sobre a língua e a linguagem através de seus aspectos identitários, históricos e culturais. A novidade é que, embora línguas como português e Libras sempre tenham sido exploradas pela companhia, essa é a primeira vez que surgem como tema central de um espetáculo. 

Leia mais: Jonatas Rodrigues Medeiros tem a ousadia de ser um ator em Libras

Direção

A linguagem escolhida para a montagem de “Língua em Revista” passa pelo teatro de revista, o cabaré e o teatro documental, e para levar a empreitada aos palcos os convidados especiais são os diretores Ricardo Nolasco e Igor Augustho – ambos reconhecidos por seus trabalhos nesses gêneros teatrais. A dupla é a responsável pela concepção de cenas que intercalam o depoimento, a comédia e o drama, em uma obra que explora aspectos como o posicionamento público, a escuta, a diversidade e o movimento.

Dramaturgia e elenco

A dramaturga curitibana Leonarda Glück (uma das fundadoras da curitibana Selvática Ações Artísticas, ao lado de Nolasco) foi quem organizou e reuniu o material produzido em sala de ensaios. Em seu texto, uma espécie de revista contemporânea com 12 cenas, os atores Lucas dos Santos e Marcel Malê e as atrizes Catharine Moreira e Helena de Jorge Portela revezam-se entre personagens e entre suas próprias histórias. A direção corporal é de Katia Drummond.

Fluctissonante

Para além de pensar a língua como temática, a Fluctissonante continua propondo o bilinguismo Libras e Português como um modo de unir surdos e ouvintes na plateia do teatro. Contudo, a companhia ressalta que “Língua em Revista” não é um espetáculo exclusivo para surdos, mas sim um espetáculo bilíngue (que une duas das línguas oficiais do país e, assim, torna-se acessível). 

“Língua em Revista”, espetáculo bilíngue (Libras e português)

Em cartaz de 3 a 20 de agosto. De quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h; no Teatro Zé Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco). Os ingressos são gratuitos, a distribuição inicia a partir de uma hora antes da sessão, diretamente no teatro. Duração de 90 minutos com classificação para 16 anos de idade ou mais. Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima