Era uma vez a literatura infantil curitibana

Juntos desde 2018, site foi criado para divulgação e venda das obras

Curitiba tem sido uma referência importante para a produção de literatura infantil e juvenil. Para divulgar melhor o trabalho desses artistas, surgiu a ideia de um coletivo que faça o papel de unir escritores e ilustradores num projeto comum. Esse projeto surgiu com o Coletivo Era uma Vez, que acaba de lançar seu sita.

O coletivo conta hoje com 33 escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil. No site é possível encontrar informações dos autores, de eventos, e uma loja, com os livros dos membros do coletivo disponíveis para compra.

 “Todos os escritores e ilustradores produzem em Curitiba. Podem não ter nascido aqui, mas atuam aqui”, conta Jaqueline Conte, membro do núcleo gestor do coletivo. “Curitiba tem uma prolífica produção de literatura infantil e juvenil, mas pouco conhecida. O Coletivo surgiu com o intuito de dar visibilidade a esses escritores e ilustradores e aproximá-los do público leitor.” Para isso, o coletivo realiza eventos em escolas e participação em feiras culturais e eventos literários, promovendo o diálogo, a troca de informações e a propagação de seu trabalho.

“O grupo começou com poucos autores, reunidos para participar de uma feira de marcas autorais (Emporium Handmade), “contrabandeando” a literatura para dentro de uma feira de objetos. A iniciativa tomou corpo e hoje somos 33 autores, altamente interessados em incentivar a leitura e a educação literária em ambientes de circulação do livro e da leitura e também ´infiltrando´ o livro e a literatura em ambientes não tradicionais.”

No site, é possível acessar a página de cada um dos 33 autores, saber um pouco mais sobre eles, e acessar as obras disponíveis para compra. “O site foi planejando para que cada membro do Coletivo possa atualizar a sua própria página. Deste modo, contribui com o jeito coletivo de fazer acontecer. Permite o acesso por desktop e celular, para assim estar perto do público que se interessa pela literatura produzida pelo nosso grupo”, afirma Naotake Fukushima, um dos integrantes do Núcleo Gestor, que coordenou a produção do site.

O próximo produto a ser lançado no site do Coletivo, é um calendário de 2021, que contará com textos e ilustrações elaboradas pelos integrantes do grupo. Você pode acessar o site pelo link.

Colaborou: Matheus Koga

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima