Documentário Curitibano estreia em grande festival de cinema de Portugal

Ao longo de seus 22 minutos, "Vigília" faz um recorte de personagens da Vigília Lula Livre

Com 22 minutos, o documentário Vigília (2019) estreou neste domingo (5), no festival IndieLisboa. O evento, que acontece anualmente, contempla obras internacionais e independentes, além de ser um dos maiores festivais de cinema de Portugal. O filme curitibano traz, como sugere o nome, um recorte da vigília Lula Livre, organizada nas proximidades da Polícia Federal, em Curitiba.

Poster do documentário que estreia neste domingo em Portugal. Créditos da imagem: Pedro Giongo

O curta integrou a mostra Brasil em Transe, dentro da seção Herói Independente, que homenageia figurais nacionais e internacionais. Em sua 16ª edição, o festival incluiu o Brasil, e o momento vivido pelo país, entre os homenageados.

“É muito simbólico estar nessa seção, porque o filme entra justamente nesse lugar de discutir esse momento do Brasil”, salienta Rafael Urban, diretor do curta. Além de Urban, a equipe responsável pelo material conta com a direção de fotografia de Isabella Lanave, e montagem de João Menna Barreto.

Lava Jato

O documentário é um olhar para o espaço da Vigília que, segundo Urban, acaba se destacando em meio ao contexto no qual a capital paranaense está mergulhada: a operação Lava Jato, as marcas conservadoras e de violência reacionária, a prisão do ex-presidente.

“O filme é muito claro politicamente: está junto dessas pessoas, as homenageia e valoriza seu gesto de resistência”, afirma o diretor. A ideia, no entanto, não é documentar a história da Vigília em si, mas apresentar um recorte do coletivo. Em frente às câmeras, cinco integrantes do movimento falam, direta ou indiretamente, aos espectadores.

A exibição aconteceu simultaneamente em Lisboa e na Vigília, em uma sessão fechada. Embora não exista, ainda, uma programação para a exibição do curta no Brasil, exceto as inscrições em festivais, Urban garante que Vigília será apresentado: “Para nós é importante que ele seja visto, é certo que uma exibição pública aconteça nos próximos meses”, salienta.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima