Como usar a Netflix contra a solidão da quarentena

Ferramenta permite que duas ou mais pessoas, cada uma na sua casa, vejam um filme ou série em sincronia

Um sujeito inteligente com algum tempo livre criou, no finzinho de 2015, uma ferramenta com que duas ou mais pessoas, cada uma no seu computador, podem ver um mesmo vídeo em sincronia dentro da Netflix. (Em outras palavras, ele criou uma forma de a Netflix funcionar como um canal comum de televisão.) Agora, com o isolamento imposto pelo coronavírus, esse recurso simpático voltou a chamar atenção.

Stephan Boyer, o sujeito em questão, é o engenheiro da Airbnb que criou a Netflix Party (que pode ser traduzida como “festa” ou “grupo”), uma extensão do Google Chrome que consegue exibir vídeos da Netflix de forma simultânea para pessoas que acessam o serviço, com a opção de um chat à direita da tela, para os participantes conversarem enquanto veem o filme ou série.

Testei o Netflix Party com a ajuda do meu filho e, ao menos para nós, o recurso do chat não deu muito certo – travou várias vezes. Mas o vídeo funcionou direitinho, inclusive nas pausas, ou quando um de nós voltava uma cena. (Ao criar o link para o grupo, você decide se controla o vídeo sem a interferência de ninguém ou se todo mundo vai poder mexer no controle).

Na prática, escrever em um chat enquanto tenta ver um filme atrapalha bastante – até para um adolescente de 14 anos. A não ser que o filme não exija muita atenção ou que você não esteja assim tão interessada ou interessado nele. Além disso, o chat rouba um espaço valioso na tela do computador (e esse recurso funciona só no computador).

Uma sugestão: use o Netflix Party apenas para sincronizar o vídeo. Se quiser trocar uma ideia durante a sessão, melhor usar o WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens. Antes de usar a Netflix Party, eu já tinha tentado dar play ao mesmo tempo para sincronizar um filme com alguém que estava longe de mim, diante de outra tevê. Dá trabalho. A ferramenta criada por Boyer torna essa sincronização mais fácil e permite que um grupo muito maior de pessoas participe da festa.

A seguir, faço um passo a passo para você usar como referência (encontrei alguns manuais na internet que foram completamente inúteis porque dizem o óbvio e não explicam muita coisa; parece que a pessoa que escreveu o texto não se deu o trabalho de testar o negócio).

1. Instale

Por ser uma extensão do Google Chrome, é muito fácil de instalar – e é grátis. Usando o Chrome como navegador, é só entrar aqui e clicar em “usar no Chrome”. Depois de instalar, aparece um botão NP no canto superior direito do navegador.

Importante: todos os computadores que vão participar do grupo devem instalar a Netflix Party. O inconveniente é que essa ferramenta só existe para o Google Chrome.

2. Crie um grupo

Primeiro, acesse a página da Netflix, escolha o filme ou série que quer ver e dê play. Assim que o vídeo começar, você tem a opção de pausar ou deixar rolando – mas neste caso terá de voltar ao começo quando todo mundo estiver conectado. O que não é nenhum problema.

Em seguida, clique no botão NP, no canto superior direito. Na janela pequena que surgir, você precisa decidir se quer controlar o vídeo sozinha ou sozinho. Se quiser, marque a opção “Only I have control” (apenas eu controlo). Se deixar desmarcado, todo mundo vai poder parar, voltar e avançar o vídeo. Depois, clique no botão “Start the party” (começar a festa). 

A extensão vai criar um link e, antes de clicar em “Copy URL”, você pode escolher mostrar o chat ou não. Se deixar a opção marcada, o chat vai aparecer.

3. Convide quem quiser

É só mandar o link para quem for participar da sessão com você e combinar um horário. De acordo com o criador da ferramenta, a imensa maioria das “festas” ocorrem com duas pessoas. Mas, diz ele, o programinha sustenta mais de mil pessoas vendo o mesmo vídeo ao mesmo tempo.

Na hora marcada, todo mundo deve clicar no link e, em seguida, no botão NP. Isso basta para que todo mundo comece a ver o vídeo ao mesmo tempo.

4. E relaxe

Admito que foi um pouco confuso na primeira vez. E estávamos só em dois. Com mais pessoas, deve ser ainda mais complicado. Porém, não se estresse. Uma vez que todo mundo consiga acessar o link e clicar no NP, é só voltar o vídeo no começo e curtir a sessão.

Alternativas

Fuçando em sites de tecnologia para este texto, descobri que existem dezenas de programas que sincronizam não só a Netflix, mas também YouTube, Twitch e tal. Até o Facebook tem um “watch party”, feito para vídeos do Facebook. Não testei nenhum outro, mas lendo as resenhas fiquei com impressão de que são um pouco mais trabalhosos de usar do que a Netflix Party.

Acho que uma das coisas mais simpáticas dessa ferramenta é, justamente, o fato de ela ser simples. De complicada, basta a vida.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima