CEF deve vender sede e fechar Teatro da Caixa em Curitiba

Centro Cultural poderá ser transferido, mas em formato menor, para outra sede

O Teatro da Caixa e demais espaços da Caixa Cultural na sede do banco da rua Conselheiro Laurindo deverão ser fechados. O banco estatal está estudando a venda de sua sede no local e transferência de toda administração da empresa para a sede da praça Carlos Gomes.

Com isso, a cidade irá perder um de seus espaços culturais mais tradicionais. Além do espaço, a Caixa Cultural era um grande financiador da arte na capital.

A informação foi apurada pelo Plural junto a pessoas familiarizadas com o projeto.

Atualmente fechado por conta das medidas de restrição impostas pela prefeitura de Curitiba devido a Bandeira Laranja de alerta para Covid-19, o espaço cultural tem, além do teatro (que tem 125 lugares), duas galerias e um espaço para oficinas.

Oficialmente, a assessoria da Caixa não confirma a informação. E informa que o espaço será reaberto assim que a prefeitura da cidade liberar eventos e atividades culturais.

Mas o Plural ouviu três pessoas com acesso a informações internas do banco que confirmaram que na administração da Caixa em Curitiba a venda do prédio e o fechamento do teatro são dados como certos. Um estudo interno avalia a reabertura do espaço em outro local, em formato menor. Talvez só com uma galeria.

Apesar de menor que seus vizinhos do Centro Cultural Teatro Guaíra, o Teatro da Caixa é um espaço tradicional de shows e da cena teatral local e nacional. Seu palco recebeu parte das principais peças exibidas nas edições passadas do Festival de Teatro da cidade.

Além disso, o espaço é sede de um painel de Poty Lazzarotto chamado “O Construtor”. A obra foi inaugurada em 1978.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “CEF deve vender sede e fechar Teatro da Caixa em Curitiba”

  1. TERRÍVEL!!! ISSO NÃO PODE ACONTECER. A Caixa Cultural tem um teatro ótimo, muito precioso, muito importante para atividade artística-cultural, que manteve por anos uma programação excelente, sempre com sessões lotadas. Teatro que mais frequento em Curitiba (frequentava, antes da pandemia). Onde assisti a dezenas e dezenas de espetáculos antológicos, com os melhores grupos, atores/atrizes, diretores/diretoras, dramaturgas/dramaturgos deste país.
    É o único teatro da cidade onde se é (era) possível assistir, durante o ano todo, a excelentes espetáculos vindos de diversas regiões do país no formato/conceito “pequeno palco, grande teatro”.

  2. Patricia Pessoa de Queiroz

    Acho que o Brasil precisa e muito hoje é de espaços culturais para melhorarmos como seres humanos sociáveis ! Vamos fazer um abaixo assinado já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima