Carnaval alternativo: confira programas “diferentões” em Curitiba

Além de blocos carnavalescos e escolas de samba, a cidade tem Psycho Carnival, festivais de heavy metal, CarnEvil, Zombie Walk e Carnaval Nerd

Além do samba, o Carnaval de Curitiba tem toda uma programação pitoresca, “diferentona” mesmo, que já faz parte da história da cidade. Com opções que entram na agenda dos curitibanos e também dos turistas, dá para curtir e até substituir as fantasias tradicionais pelo cosplay ao som de música pop, metal, punk, e rock (local e internacional). Confira a seguir alguns desses eventos para você colocar no roteiro do feriado e, seja qual for a sua escolha, divirta-se.

Psycho Carnival

O festival chega a sua 23ª edição neste ano como um dos eventos mais conhecidos e respeitados na cena cultural brasileira e internacional, que começou exclusivamente com psychobilly e hoje também dá espaço para outros estilos sem perder a pegada underground. São seis dias de evento, de quinta (8) a terça-feira (13), com 42 atrações entre bandas do Brasil e também da Dinamarca (Nekromantix), Portugal (Razor Kids), Chile (Voodoo Zombie), e Argentina (Jinetes Fantasmas e Ghost Bastards). Além dos shows que rolam no Jokers Pub, a programação acontece em outros espaços culturais, como o Teatro Universitário de Curitiba (com apresentações e debates). 

A banda Nekromantix é a grande estrela no line-up, mas a galera de Curitiba também está nos palcos, na verdade, são a maioria. A largada do Psycho Carnival será com shows de três bandas daqui: O Lendário Chucrobilly Man, Cigarras (formada exclusivamente por mulheres), e Relespública (um dos grupos mais importantes da história do Rock Paranaense, com 34 anos de estrada). 

Nos outros dias, ainda tem os curitibanos Kingargoolas (após pausa de três anos), Pelebrói Não Sei? (que voltou à cena em 2023, após 18 anos sem lançar músicas novas), As Capetassauras, Patada, She Is Dead, Ovos Presley, Hillbilly Rawhide, Sick Sick Sinners, Krappulas, Repudiyo, Mongo, Vida Ruim, Redlightz, Fish N’ Creepers, Rabo de Galo, Os Cavaleiros Temporários, B.A.R., e Zabilly (de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba).

Outras informações e ingressos, aqui.

Zombie Walk 

A 15ª edição da marcha dos mortos-vivos deve transformar o domingo (11) num cenário de filme pop de terror com um elenco de monstros gigantesco (ano passado foram mais de 22 mil participantes, segundo a Prefeitura de Curitiba). 

Além do cortejo – que já ganhou sua versão pet com a “The Walking Dogs” – acompanhado pelas motocicletas do Hell’s Angels MC, as atrações incluem Michael Jackson saindo da tumba para comandar bailarinos ao som de “Thriller”, apresentação de atletas de futebol americano com cheerleaders, e vários shows. 

As bandas que irão tocar são Hellmáticos (tributo ao Rock dos anos 1980), Punkachaça (Punk), Zabilly (Psychobilly), Sex N’ Roll (Hard Rock autoral e clássicos), e Candyman Club (clássicos dos anos 1970/80/90).

A concentração para a Zombie Walk é no domingo (11), a partir das 9h na Praça Osório; às 11h rolam apresentações e a performance de “Thriller”; às 12h30 os zumbis começam a vagar pela Rua XV até a Praça Santos Andrade; os show estão marcados para a partir das 13h, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A participação é gratuita. Para quem preferir virar monstro por ali mesmo, os maquiadores cobram a partir de R$ 45 pelas transformações no local.

Carnaval Nerd

Tá, o Carnaval Nerd não deixa de ser um bloco. Porém, é bem diferente dos carnavalescos tradicionais. Ele leva para a avenida os apaixonados pela cultura pop com os heróis e vilões das telas de cinema, personagens de histórias em quadrinhos e cosplayers, é claro. 

A concentração começa às 10h do sábado (10), na Praça Zacarias, e às 13h o bloco sai em direção à Marechal Deodoro. Ele segue até a Rua Doutor Faivre, onde fica o Shinobis – Cultura e Gastronomia, dedicado aos fãs do universo geek.

Creepy CarnEvil Cabaret

Quem curte o mundo das trevas pode ter uma noite alucinante no Creepy CarnEvil Cabaret, no sábado (10). Esta é a primeira edição do evento que promete agradar vampiros, mortos vivos, monstros e agregados, entre as atrações estão show burlesco com Ruby Hoo e discotecagem com repertório de bizarrock (a cargo do Corvo de Curitiba, Paulo Biscaia Filho), além de distribuição de HQs. As criaturas da noite são esperadas para esse rolê no Elvira Haunted Bar, outras informações aqui

Bloody Carnival e Extreme Metal Day

Para quem prefere o uniforme ao invés da fantasia, os dois festivais trazem várias atrações. 

O Bloody Carnival acontece de quinta (8) a segunda-feira (12), com várias apresentações de rock, principalmente metal e hard rock no espaço Blood Rock. Durante o evento rola o Curitiba Metal Carnival, no domingo, com shows das bandas autorais Fortell, Siriusfall, Minatory, Royal Rage, Wicked Razor, Explícitos e Terrorzone, entre outras. Outras informações e ingressos, aqui.

O Extreme Metal Day é a versão 2024 do festival Extreme Metal Carnival, que rolou ano passado na cidade, mas agora tem os shows concentrados em um só dia, no sábado (11). As atrações são a banda Vulcano, de São Paulo que volta após oito anos a tocar em Curitiba; a também paulistana Andralls, que sobe pela primeira vez aos palcos curitibanos; e a representante do death metal paranaense, Grotesco. Os shows são no Basement Cultura, outras informações e ingressos, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima