Bienal de Quadrinhos de Curitiba terá versão on-line em 2020

Evento é um aperitivo para o evento físico, que foi adiado para o primeiro semestre de 2021

A 6ª edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba estava prevista para acontecer entre 6 e 9 de agosto deste ano. Com a pandemia do coronavírus, no entanto, o evento físico foi adiado: deve acontecer no primeiro semestre de 2021, quando houver autorização das autoridades estaduais e municipais para a realização de eventos. Apesar da mudança, a Bienal vai ganhar uma versão on-line, que acontecerá de 20 a 23 de agosto.

“Vocês vão ter um gostinho do que vai ser a edição física”, diz o diretor artístico da Bienal, Fabrizio Andriani. O diretor definiu a versão virtual do evento como uma espécie de “sopro de esperança”, diante das dificuldades impostas pelo isolamento social e pela pandemia.

A “Bienal Online” terá o mesmo tema que seu evento físico: música e quadrinhos. A proposta é explorar a relação entre as duas artes. O homenageado deste ano segue sendo o ilustrador Luiz Gê – que também participará de algumas das atividades do evento on-line.

Acontecerão oficinas, palestras, bate-papos e debates, bem como exposições on-line e lives. Com a temática, as atividades devem “dar uma amostragem do que a relação entre os dois pode gerar”, afirmou o ilustrador e curador da Bienal, Fábio Zimbres.

Entre as exposições estão um recorte do trabalho de Luiz Gê em parceria com o músico Arrigo Barnabé (a dupla também participará de um bate-papo com direito a live musical); e uma homenagem póstuma ao quadrinista Rodrigo Belato, criador do “Punk Afonso”. As demais atividades trazem assuntos diversos: inúmeros estilos musicais; surdez e quadrinhos; censura; arte na quebrada; até webcomics.

As redes sociais serão o ponto de apoio da programação, que deve acontecer na página do Facebook do evento, no perfil do Instagram, e no canal do YouTube da Bienal. O site também está sendo remodelado e será relançado para suportar as novidades. As oficinas acontecerão pela plataforma de reuniões, Zoom; com inscrições pelo Sympla.

A partir de amanhã, o público poderá acompanhar a divulgação dos artistas convidados nas redes sociais. A programação completa, que segue sendo gratuita, será disponibilizada de forma detalha no site do evento.

Serviço
Edição on-line da Bienal de Quadrinhos de Curitiba
Quando: de 20 a 23 de agosto
Atividades acontecerão por meio do Facebook, Instagram e YouTube. Detalhes da programação pelo site.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima