Pular para o conteúdo

Mary Del Priore lança livro sobre "A História da Velhice" em Curitiba

A autora investiga a maneira como a velhice foi construída historicamente, desde os primeiros habitantes indígenas até os desafios contemporâneos da terceira idade

Mary Del Priore lança livro sobre "A História da Velhice" em Curitiba
Mary Del Priore. Foto: Divulgação
Publicado:

A historiadora Mary Del Priore lança o livro “Uma História da Velhice no Brasil” no próximo dia 6 de novembro às 19 horas, no Graciosa Country Club. O livro faz parte da série Pensando o Brasil e reflete sobre como o envelhecimento foi representado ao longo dos últimos quatro séculos no país. De acordo com a autoria, fala com humor do cotidiano, afetos, hábitos e das formas de driblar os problemas da velhice de nossos antepassados, usando documentos históricos, jornais, memórias, correspondências e depoimentos literários para traçar um painel da velhice brasileira.

A autora investiga a maneira como a velhice foi construída historicamente, desde os primeiros habitantes indígenas até os desafios contemporâneos da terceira idade. Assim, se dedica a preencher uma lacuna na historiografia nacional, trazendo à tona o papel dos idosos em diferentes períodos e sociedades. Afinal, o assunto é cada vez mais relevante, afinal, o Brasil está envelhecendo. Dados do Censo 2023 do IBGE mostram que a população do país está mais velha e mais feminina do que nunca: o número de brasileiros com mais de 65 anos cresceu 57,4%, totalizando 22,2 milhões de pessoas, ou 10,9% da população.

Mary Del Priore é referência em estudos históricos sobre o Brasil, já escreveu mais de 50 livros, recebeu inúmeros prêmios, é sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); em 2022, foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

No evento a autora participa de um bate-papo com o público, respondendo a perguntas e fará uma sessão de autógrafos. Mary Del Priore também está disponível para entrevistas por telefone ou e-mail antes do evento.
Convidados externos precisam ser indicados pela Academia Paranaense de Letras (APL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) ou pelo Solar do Rosário.

Tags: Livros Paraná

Mais em Livros

Ver todos

Mais de Redação Plural

Ver todos

De nossos parceiros