Apesar do tempo firme desta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para mais de 100 cidades do Paraná devido ao risco de chuvas intensas para esta quinta-feira (2).
As regiões em alerta podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos fortes de 40 a 60 km/h. O aviso, válido das 00h00 às 23h59 de 2 de julho, e destaca riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas em risco incluem o Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul do estado. Entre as cidades citadas estão Araucária, Corbélia, Guarapuava, Morretes e Rio Bonito do Iguaçu, São dos Pinhais e Curitiba.
Além disso, parte do estado está sob alerta vermelho para acumulado de chuva até às 10h desta quinta-feira, abrangendo as regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encosta.
Em Curitiba e região metropolitana, a quinta-feira deve começar com sol, mas a nebulosidade aumenta ao longo da tarde, trazendo pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e trovoadas.
Como se proteger de tempestades
Durante as rajadas de vento, a orientação do Inmet é não se proteger embaixo de árvores e evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Sempre que possível, também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.