Pular para o conteúdo

Escolas vão à Justiça por volta às aulas presenciais

Instituições particulares exigem que Governo do PR libere o retorno e defendem protocolos de segurança

Escolas vão à Justiça por volta às aulas presenciais
Publicado:

Suspensas pelo decreto estadual - que visa conter o avanço acelerado de coronavírus no Paraná - as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas não têm data para retorno. Mas se depender do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) elas devem voltar em breve.

Este é o pedido que integra o mandado de segurança ajuizado pela entidade, que representa cerca de 500 colégios privados no Paraná. "Estamos ouvindo a população e agindo em favor dos nossos associados, pois sabemos que o ambiente escolar é controlado e onde seguimos uma série de protocolos estabelecidos pelo poder público”, diz Douglas Oliani, presidente do Sinepe.

Ele lembra que a Educação é uma atividade que já foi declarada essencial pelo Governo do Estado - ainda assim foi suspensa pelo decreto estadual, que fechou também todas as atividades não essenciais, como comércio de rua, shoppings, cinemas, academias, parques e igrejas. "Acatamos a paralisação da Educação, mas seguimos com o nosso papel de representação das instituições particulares de ensino”, reforça Oliani.

No último fim de semana, quando os números de casos e mortes por Covid-19 atingiram novos recordes, com hospitais e UPAs lotados, o Centro de Curitiba presenciou uma carreata de pais pela retomada das atividades presenciais nas escolas.

Na semana passada, porém, quando o retorno às salas de aula começou, vários casos de coronavírus foram registrados entre profissionais da Educação, inclusive com surtos que fecharam diversos colégios.

Mauren Luc

Mauren Luc

Formada em jornalismo pela Universidade Positivo, é especialista em educação e valores humanos, com atuações em reportagem, produção e edição de conteúdo para diferentes veículos e redações.

Todos os artigos

Mais em Podcasts de Curitiba

Ver todos

Mais de Mauren Luc

Ver todos

De nossos parceiros